• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2010.tde-10112010-085756
Documento
Autor
Nombre completo
Torcata Amorim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Gualda, Dulce Maria Rosa (Presidente)
Bergamasco, Roselena Bazilli
Campos, Edemilson Antunes de
Narchi, Nadia Zanon
Tsunechiro, Maria Alice
Título en portugués
O resgate da formação e inserção da enfermeira obstétrica na assistência ao parto no Brasil
Palabras clave en portugués
Enfermagem - Educação. Enfermeiras Obstétricas. Parto Brasil. Trabalhador Autônomo. Pesquisa Qualit
Resumen en portugués
Este trabalho é fruto das inquietações da trajetória profissional da pesquisadora que, ao longo de sua carreira profissional, acompanhou as políticas de saúde reprodutiva no país e, como docente, se envolveu com a titulação e qualificação de enfermeiras obstétricas. Diante destas experiências surgiu a necessidade de levantar os fatores facilitadores e dificultadores para formar e inserir enfermeiras obstétricas na prática da assistência ao parto, e como formar profissionais para enfrentar a situação de assistência vigente. Foram entrevistadas profissionais que participam da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), da elaboração de políticas de saúde no Ministério da Saúde e que atuaram na área como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Para subsidiar o trabalho, foi feito uma revisão de literatura sobre as políticas de saúde da mulher, um breve levantamento da história da assistência ao parto e sobre o ensino da enfermagem no Brasil. A seguir, realizou-se 11 entrevistas com profissionais, utilizando-se a História Oral. Este método de investigação possibilita compreender como os indivíduos experimentam e interpretam os acontecimentos, e mostra a percepção do passado como algo que tem continuidade no presente. Após a transcrição, textualização e transcriação dos discursos, foram criadas 4 categorias: Atores e a história, em que as entrevistadas falam da sua trajetória profissional e da história da enfermagem obstétrica; Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática, onde foram levantados os fatores que contribuíram para a formação e inserção das profissionais na assistência; Barreiras para a formação profissional e para a prática da assistência, em que as entrevistadas mostram alguns dificultadores para a formação e inserção das profissionais e, Desafios na qual foram sintetizados os caminhos que as profissionais devem percorrer para implementar a formação e inserção das profissionais na assistência. Conclui-se que a trajetória percorrida foi importante para a continuidade da formação e da atuação das profissionais e que as políticas ministeriais (portarias e financiamento de cursos) contribuíram para impulsionar a profissão; que tem-se que buscar parcerias com outras categorias profissionais, em especial a médica, com instituições e gestores, e fortalecer os órgãos de classe. Tem-se ainda que titular com qualidade um número maior de profissionais, para que juntas, tenham mais condições de lutar pelas causas da profissão e por mudanças no modelo de assistência. Percebe-se que nos últimos 20 anos a profissão cresceu e foi valorizada, porém, ainda há muito o que conquistar.
Título en inglés
The rescue of the obstetrician nurse graduation and insertion in childbirth care in Brazil. [Thesis]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2010.
Palabras clave en inglés
Nursing Education. Nurse Midwives. Delivery Brazil. Autonomic Worker. Qualitative Research.
Resumen en inglés
This work is a consequence of the uneasiness of the researchers professional path who, throughout her professional career has worked in the country reproductive health policies and, as a teacher, has been involved in the graduation and qualifications of obstetrician nurses. In face of these experiences the need to know the process of graduation and insertion rescue of the obstetrician nurse in the care to women in their reproduction period, within the context of Brazilian reality has emerged. Professionals who have participated in ABENFO (Brazilian Association of Obstetricians and Obstetrician Nurses), in the elaboration of health policies in Ministry of Health and who have acted in the field as coordinators and teachers in graduate specialization in obstetric nursing courses were interviewed. To sustain the study, a review of the literature on women health policies and a brief survey of the history of childbirth care and of Brazilian nursing schools were carried out. Then, 11 interviews with those professionals were done, using Oral History. This investigation method allows the understanding of how individuals feel and interpret the occurrences, and shows the perception of the past as something that extends to the present. After the transcription, textualization and trans-creation of the speeches, 4 categories were defined: Actors and history, in which the interviewed approach their professional path and the obstetric nursing history; Supporters of the changes in context of teaching and practice, in which the factors that contributed to the graduation and insertion of the professionals in care practice are discussed; Obstacles against professional graduation and care practice, in which the interviewed show some difficulties to the graduation and insertion of professionals and, Challenges, in which the ways professionals should go to implement the graduation and insertion of obstetrician nurses in childbirth care are discussed. Finally it is concluded that the path covered was important to the continuation of graduation and actuation of professionals; that the ministry policies (decrees and financing of courses) have contributed to improve the profession; that it is advisable to look for partnership with other professional categories, specially the medical one, with institutions and managers, and that it is necessary to strengthen class organs. It is also necessary to graduate with quality a greater number of professionals, so that together they have more conditions to fight for the profession causes and for changes in the assistance model. It is also observed that in the last 20 years the profession has grown and became more recognized, however, there is still a lot to achieve.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeseTorcata.pdf (965.31 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.