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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.84.2019.tde-04042019-102700
Document
Auteur
Nom complet
Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Président)
Fazzolari, Cláudia
Hirano, Sedi
Peccinini, Daisy Valle Machado
Silva, Dilma de Melo
Titre en portugais
Antonio Bento e Romero Brest: o movimento abstrato como fluxo universal
Mots-clés en portugais
Abstracionismo
Antonio Bento
Diário Carioca
Figurativismo
MAM-SP
MASP
Revista Ver y Estimar
Romero Brest
Resumé en portugais
Seguindo a proposta metodológica comparativa do PROLAM Programa de Pós-Graduação em Integração na América Latina da Universidade de São Paulo o presente estudo analisa a produção crítica de dois expoentes do cenário cultural latino-americano do século XX: Antonio Bento e Romero Brest. Esses autores são contemporâneos entre si e amealharam importantes contribuições para a crítica de arte de seus respectivos países, Brasil e Argentina, na consolidação do abstracionismo. Através de uma abordagem comparativa sobre ambos os críticos, destacaram-se as aproximações e diferenças nos seus discursos. Constituíram objetivos dessa pesquisa, promover um levantamento das principais questões artísticas debatidas em ambos os países, Brasil e Argentina, no arco temporal abordado (1947-61) e investigar a atuação da iniciativa privada e do Estado no contexto de construção de Projetos Culturais. Por fim, buscou-se evidenciar as contribuições de uma crítica de arte especializada na construção de uma arte abstrata como fluxo universal.
Titre en anglais
Antonio Bento and Romero Brest: the abstract movement as a universal flow
Mots-clés en anglais
Abstractionism
Antonio Bento
Diário Carioca
Figurativism
MAM-SP
MASP
Romero Brest
Ver y Estimar magazine
Resumé en anglais
In accordance with the proposal of comparative methodology established by PROLAM Graduate Studies Program in Latin America Integration of the University of São Paulo this study analyzes the critical production of two renowned names in Latin Americas 20th century scene: Antonio Bento and Romero Brest. These authors were contemporaneous and amassed important contributions to the art critique in their respective countries, Brazil and Argentina, in the consolidation of abstractionism. Through a comparative approach to both critics, we highlight the similarities and differences in their discourses. This research aims at surveying the main artistic issues debated in both countries, Brazil and Argentina, within the time frame approached (1947-1961), and investigating the performance of private and governmental initiatives in the context of building Cultural Projects. Ultimately, we sought to evince the contributions of an art critique specialized in building abstract art as a universal flow.
 
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Date de Publication
2019-04-04
 
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