• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.84.2007.tde-11102012-121650
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Beatriz Mataluna Botelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Prieto, Rosangela Gavioli
Silva, Shirley
Título em português
Políticas de atendimento escolar a pessoas com necessidades educacionais especiais: um estudo comparado (Brasil e Argentina)
Palavras-chave em português
Argentina
Brasil.
Inclusão
Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Políticas educacionais
Resumo em português
A presente dissertação tem como tema as políticas públicas de atendimento escolar a pessoas com necessidades educacionais especiais implementadas no Brasil e na Argentina na década de 1990, mediante a análise de documentos nacionais e internacionais e das legislações internas de cada país. Observa-se nesses países uma tensão entre a ampliação dos direitos de cidadania em um contexto de retração da ação direta do Estado com relação à prestação de serviços públicos. Os discursos oficiais em ambos os países privilegiam o atendimento na rede regular de ensino das pessoas com necessidades especiais, em consonância com a tendência mundial proposta pela UNESCO. Apesar disso, ainda não foram geradas as condições adequadas para esse atendimento, fato que pode ser comprovado através da análise das políticas e práticas de formação e capacitação de professores estudadas no presente trabalho.
Palavras-chave em espanhol
Argentina
Brasil.
Inclusión
Personas con Necesidades Educativas Especiales
Políticas educativas
Resumo em espanhol
La presente disertación tiene como tema las políticas públicas de atención escolar a personas con necesidades educativas especiales implementadas en Brasil y en Argentina en la década de 1990, mediante el análisis de documentos nacionales e internacionales y de las legislaciones internas de cada país. Se observa en estos países una tensión entre la ampliación de los derechos de ciudadanía en un contexto de retracción de la acción directa del Estado en relación a la prestación de servicios públicos. Los discursos oficiales en ambos países priorizan la atención de las personas con necesidades especiales dentro del régimen de escolaridad común, en consonancia con la tendencia mundial propuesta por UNESCO. Sin embargo, aún no fueron generadas las condiciones adecuadas para esa atención, hecho que puede ser comprobado a través del análisis de las políticas y prácticas de formación y capacitación de profesores estudiadas en el presente trabajo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.