• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2006.tde-12092007-172644
Documento
Autor
Nome completo
Marilia Carbonari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Silva, Dilma de Melo (Presidente)
Almeida, Marcio Aurelio Pires de
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Título em português
Teatro épico na América Latina: estudo comparativo da dramaturgia das peças 'Preguntas inutiles', de Enrique Buenaventura (TEC-Colômbia), e 'O nome do sujeito', de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
Palavras-chave em português
Companhia do Latão
Criação coletiva
Enrique Buenaventura
Teatro épico
Teatro Experimental de Cali (TEC)
Resumo em português
O teatro épico na América Latina se desenvolveu principalmente a partir da década de 50, quando o movimento de teatro independente gerou uma transformação no modo de produção teatral e na forma de expressão artística existente no continente. A influência do teatro do dramaturgo Bertolt Brecht, o modo de criação coletiva das peças e a construção de uma dramaturgia própria voltada para a história e luta de nosso povo, foram as principais características desse movimento no qual se inserem os trabalhos dos grupos selecionados nesse estudo. Destacando-se na história recente do teatro de seus respectivos países, o Teatro Experimental de Cali (TEC) e a Companhia do Latão, fazem parte dessa nova história do teatro latino-americano. Fundado em 1955 por Enrique Buenaventura, o TEC direcionou o movimento do Teatro Novo na Colômbia, e influenciou a discussão da prática teatral em todo o continente através de seu método de criação coletiva e sua nova dramaturgia. Embora com uma história mais atual, a Companhia do Latão se destaca no cenário teatral brasileiro no final da década de 90, por conseguir retomar a prática de uma dramaturgia e encenação que discutisse a história do Brasil a partir das contradições e processos políticos de nosso cotidiano. A escolha das peças Preguntas Inutiles (do TEC) e O Nome do Sujeito (da Cia do Latão), ocorreu devido sua importância na trajetória de cada grupo, pois retoma, no caso do TEC, e inaugura, no caso da Cia do Latão, o modo de trabalho de criação coletiva. Para a análise de como a dramaturgia dessas obras discute os problemas de nossa realidade latino-americana, selecionamos três cenas representativas de cada peça. O tema escolhido para comparação das duas obras foi a relação mercantil entre os personagens, essa relação revelou as estruturas do mundo capitalista que as obras pretendiam mostrar, e proporcionou a crítica dos processos de reificação e fetichismo presentes nas relações humanas atuais. Além disso, o estudo comparativo da dramaturgia das cenas permitiu o diálogo entre essas experiências de dramaturgia latino-americanas e revelou a importância da prática de um teatro épico que inspire a crítica de nossa sociedade através do prazer estético.
Título em espanhol
Teatro épico en América Latina: estudio comparativo de la dramaturgia de las piezas 'Preguntas inútiles' , de Enrique Buenaventura (TEC ? Colombia), y 'O nome do sujeito' (El nombre del sujeito) de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
Palavras-chave em espanhol
Companhia do Latão
Creación colectiva
Enrique Buenaventura
Teatro épico
Teatro Experimental de Cali (TEC)
Resumo em espanhol
El teatro épico en América Latina se desarrolló principalmente a partir de la década del 50, cuando el movimiento de teatro independiente generó una transformación en el modo de producción teatral y en la forma de expresión artística existente en el continente. La influencia del teatro del dramaturgo Bertolt Brecht, el modo de creación colectiva de las piezas y la construcción de una dramaturgia propria, envuelta en la historia y lucha de nuestros pueblos, fueron las principales características de este movimiento, dentro del cual se insertan los trabajos de los grupos seleccionados en este estudio. El Teatro Experimental de Cali (TEC) y la ?Companhia do Latão? se destacan en la historia reciente del teatro de sus respectivos países, o, hacen parte de esa nueva historia del teatro Latinoamericano. Fundado en 1955 por Enrique Buenaventura, el TEC direccionó el movimiento de Teatro Nuevo en Colombia, e influencio la discusión de la práctica teatral en todo el continente, a través de su método de creación colectiva y su dramaturgia propia. Por su parte, con una historia mas actual, la ?Companhia do Latão? se destacó en el escenario teatral brasilero, hacia finales de la década de 90, por conseguir retomar la práctica de una dramaturgia y escenografía que discute la historia de Brasil a partir de las contradicciones y procesos políticos de nuestro cotidiano. La escogencia de las piezas Preguntas Inútiles (TEC) y O Nome do Sujeito (Cia do Latão), se debió a su importancia en la trayectoria de cada grupo, pues retoma, en el caso del TEC, e inaugura, en el caso de la ?Companhia do Latão?, el modo de trabajo de creación colectiva. Para el análisis de como la dramaturgia de estas obras discute los problemas de nuestra realidad latino-americana, seleccionamos tres escenas representativas de cada pieza. El tema escogido para la comparación de las dos obras fue la relación mercantil entre los personajes, esa relación revelo las estructuras del mundo capitalista, que las obras pretendían mostrar y proporciono la crítica de los procesos de reificación y fetichismo presentes en las relaciones humanas actuales. Además, el estudio comparativo de la dramaturgia de las escenas permitió el diálogo entre esas experiencias de dramaturgia latino-americana y revelo la importancia de la práctica de un teatro épico que inspire la crítica de nuestra sociedad a través del placer estético.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-10-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.