• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2008.tde-13112009-100833
Documento
Autor
Nome completo
Ebenezer Takuno de Menezes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Presidente)
Correa, Victor Aquino Gomes
Fazzolari, Cláudia
Título em português
Como as artes habitam a internet: um estudo sobre a comunicação dos museus virtuais no Brasil e Uruguai
Palavras-chave em português
América Latina.
arte
comunicação
educação
internet
museu
Resumo em português
Esta pesquisa investiga como as artes habitam a internet com o objetivo de identificar aproximações e distanciamentos entre dois países da América Latina no campo da cultura e da comunicação. Partimos de um museu mediador entre a arte e o público na construção simbólica ilimitada e de uma forma artística da exposição capaz de criar e inventar para construir um espaço alternativo de comunicação da arte. Considerando dois projetos digitais, o MAC Virtual, no Brasil, e o MUVA, no Uruguai, e o método dialético de investigação, observamos que podem haver perdas estéticas, artísticas e históricas caso a recepção estética do visitante e a proposta curatorial do museu sejam ignorados em favor da tecnologia. Por outro lado, a nova cena digital que se configura com a rede mundial de computadores expressa uma noção integradora entre a sociedade e a internet, exigindo maior diálogo entre todas as partes envolvidas no projeto virtual se o objetivo for a busca de maior autonomia dos museus em relação à tecnologia.
Título em espanhol
Como las artes habitan en el internet: un estudio sobre los museos virtuales en el Brasil y el Uruguay.
Palavras-chave em espanhol
América Latina.
arte
comunicaciones
educación
internet
museo
Resumo em espanhol
Esta investigación estudia como las artes habitan el internet con el objetivo de identificar aproximaciones y distanciamentos entre dos paises de América Latina en el ámbito de la cultura y la comunicación. Comenzarmos con un museo mediador entre el arte y el público en la construcción simbólica ilimitada y de una forma artística de la exposición en condiciones de inventar y crear para construir un espacio alternativo de la comunicación de las artes. Considerando dos proyectos digitales, el MAC Virtual, en Brasil, y el MUVA, en Uruguay, y la dialéctica de la investigación, se há detectado que puede haber pérdidas estéticas, artísticas y históricas en caso se ignoran en la recepción estética de visitantes y de la propuesta curatorial del museo a favor de la tecnologia. Por otro lado una nueva escena digital que se configura como una red de computadores expresa una noción integradora entre la sociedad y el internet, exigiendo un mayor diálogo entre todos los involucrados en un proyecto virtual cuyo objetivo es buscar una mayor autonomia de los museos en relación a la tecnologia.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.