• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2022.tde-16122022-171219
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiélen Ribeiro Marques
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Presidente)
Cerviño, Mariana Eva
Garcia, Maria Amelia Bulhoes
Título en portugués
O colecionismo de arte latino-americana na América Latina: um estudo das coleções Cisneros e Costantini em âmbito transregional
Palabras clave en portugués
Arte latino-americana
Coleções de arte
Eduardo Costantini
Mercado de arte
Patricia Phelps de Cisneros
Sociologia da arte
Resumen en portugués
A pesquisa apresentada nessa dissertação teve como tema o colecionismo de arte latino- americana por colecionadores do continente, em circuitos transregionais e instâncias cultural e mercadológica do campo artístico. O estudo foi conduzido sob uma abordagem interdisciplinar, em que se destacam a História, a Crítica, a Sociologia e a Economia da Arte, em uma primeira etapa exploratória em torno ao cenário regional e internacional que se configurou nos anos 1970, quando se observa a formação de coleções sob a categoria de arte latino-americana. A partir disso, desenvolveu-se um estudo comparativo da trajetória de formação das coleções privadas de Eduardo Costantini e de Patricia Phelps de Cisneros, de suas conversões em dimensão pública e institucionalização no Museo de Arte Latinoamericano, MALBA, e na Colección Patricia Phelps de Cisneros, CCPC, respectivamente. A análise desses projetos colecionistas permitiu uma melhor compreensão da emergência dessa prática entre colecionadores da própria região e de seus impactos na consolidação do sistema e dos circuitos da arte latino-americana. De forma mais ampla, o estudo contribuiu para a compreensão dos princípios que organizam a hegemonia de um sistema e de circuitos sob essa categoria artística, e o discernimento das influências das coleções e dos colecionadores exercidas como consagradores da legitimidade de um tipo de bem simbólico e de um modo de apropriação, na América Latina
Título en inglés
Collecting Latin American art in Latin America: a study of the Cisneros and Costantini collections in a transregional context
Palabras clave en inglés
Art collections
Art market
Eduardo Costantini
Latin American art
Patricia Phelps de Cisneros
Sociology of art
Resumen en inglés
The research presented in this dissertation had as its theme the collection of Latin American art by collectors from the continent, in transregional circuits and cultural and marketing instances of the artistic field. The study was conducted under an interdisciplinary approach, in which History, Criticism, Sociology and the Economy of Art stand out, in a first exploratory stage around the regional and international scenario that was configured in the 1970s, when it can be noted the formation of collections under the category of Latin American art. Based on this, a comparative study was developed focused on the formation trajectory of the private collections of Eduardo Costantini and Patricia Phelps de Cisneros, its conversion into a public dimension and institutionalization in the Museo de Arte Latinoamericano, MALBA, and in the Colección Patricia Phelps de Cisneros, CCPC, respectively. The analysis of these collecting projects allowed a better understanding of the emergence of this practice among collectors in the region and its impacts on the consolidation of the Latin American art system and circuits. More broadly, the study contributed to the understanding of the principles that organize the hegemony of a system and circuits under this artistic category, and the discernment of the influences of collections and collectors exercised as consecrators of the legitimacy of a type of symbolic and in a way of appropriation, in Latin America
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.