• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Franco Alejandro López Marín
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Alarcón, Pietro de Jesús Lora (Presidente)
Costa, Diogo Valença de Azevedo
Fuser, Igor
Título em português
Genocídio da Unión Patriótica: uma análise da atuação do Estado colombiano
Palavras-chave em português
Colômbia
Democracia restringida
Genocídio político
Unión Patriótica
Violência de Estado
Resumo em português
O tema do presente trabalho de pesquisa é o estudo da violência exercida pelo Estado colombiano, tanto através da execução de ações violentas cometidas por seus agentes quanto pela omissão do governo ao impedi-las. Especificamente, o foco da análise concentrou-se no genocídio dos membros da organização política Unión Patriótica. Busca-se realizar uma reflexão acerca das consequências da violência para a população colombiana e para a formação de uma democracia plena no país. Desde sua independência até o surgimento como Estado-nação, a Colômbia registra inúmeras guerras civis, ainda que tenha passado por um período relativamente reduzido de ditadura. Soma-se a isso outros fatores, como a criação de grupos paramilitares que em seus primórdios atuaram com o apoio oficial dos governos, mas posteriormente passaram a ocupar uma posição de braço ilegal do Estado. Como aporte metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica interdisciplinar, buscando investigar, assim, as principais noções relacionadas à violência de Estado e democracia restringida dentro do campo das Ciências Sociais, mas também realizar uma contextualização histórica da Colômbia enquanto sua formação como país, com o objetivo de possibilitar a abordagem crítica do extermínio de membros da Unión Patriótica.
Título em espanhol
Genocidio de la Unión Patriótica: un análisis de la actuación del Estado colombiano
Palavras-chave em espanhol
Colombia
Democracia restringida
Genocidio político
Unión Patriótica
Violencia de Estado
Resumo em espanhol
El tema del presente trabajo de pesquisa es el estudio de la violencia ejercida por el Estado colombiano, tanto a través de la ejecución de acciones violentas cometidas por sus agentes como también por la omisión del gobierno en impedirlas. Específicamente, el foco del análisis se concentró en el genocidio de los miembros de la organización política Unión Patriótica. Se pretende realizar una reflexión acerca de las consecuencias de la violencia para la población colombiana y para la formación de una democracia plena en el país. Desde su independencia hasta el surgimiento como Estado-nación, Colombia registra innumerables guerras civiles, aunque haya vivido apenas un período reducido de una dictadura. Súmase a eso otros factores, como la creación de grupos paramilitares que en sus inicios actuaron con el apoyo oficial de los gobiernos, pero posteriormente pasaron a ocupar una posición de brazo ilegal del Estado. Como aporte metodológico, se adoptó la pesquisa bibliográfica interdisciplinar, buscando investigar, así, las principales nociones relacionadas a la violencia del Estado y a la democracia restringida dentro del campo de las Ciencias Sociales, pero también contextualizar históricamente a Colombia, desde su formación como país, con el objetivo de posibilitar un abordaje crítico del exterminio de los miembros de la Unión Patriótica.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-04-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.