• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2019.tde-26092019-141443
Document
Auteur
Nom complet
Augusta Gonçalves Amengual
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Président)
Fazzolari, Cláudia
Silva, Dilma de Melo
Titre en portugais
"Mesmo nos olhos havia uma clara geografia" Representação de gênero na fotografia contemporânea latino-americana: Juliana Stein e Alessandra Sanguinetti na 29ª Bienal de São Paulo
Mots-clés en portugais
29ª Bienal de São Paulo
Fotografia
Gênero
Resumé en portugais
Esta dissertação investiga a representação de gênero na fotografia contemporânea latino-americana. O objeto de estudo são as séries fotográficas: Sim e não, da fotógrafa brasileira Juliana Stein e as séries Las aventuras de Guile y Belinda y el enigmático significado de sus sueños e El devenir de sus dias, da argentina Alessandra Sanguinetti veiculado no catálogo da 29ª Bienal de São Paulo. Conforme a proposta do PROLAM, foi adotada a metodologia comparativa de análise dos ensaios fotográficos, a partir dos estudos de Prado (2005), Barros (2007), Kossoy (2012) e Mauad (2005). Com base em Judith Butler (2003), Piscitelli (2009), Saffioti (2015), Miskolci (2015) e Pelúcio (2004) abordagens conceituais de gênero são discutidas. Para tratar de questões conceituais e metodológicas no campo da fotografia Boris Kossoy (2002), Roullé (2009), Monteiro (2008) e Mauad (2005) fornecem aporte teórico. Seguindo a abordagem interdisciplinar desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com nomes como Agnaldo Farias, curador da 29ª Bienal de São Paulo, Virginia de Medeiros, artista plástica e o fotógrafo Aristides Alves. Tendo em vista a tríade recorrente na cena contemporânea Gênero, fotografia e política pode-se concluir que as séries fotográficas analisadas contribuem para a reflexão em torno da desconstrução da normatividade de gênero.
Titre en anglais
"Even in the eyes, there was a clear geography" Gender representation in contemporary latin-american photography: Juliana Stein and Alessandra Sanguinetti in São Paulo's 29th Bienal
Mots-clés en anglais
Gender
Photography
São Paulo's 29th Bienal
Resumé en anglais
This research deals with the gender representation in conteporary latin-american photography. The study subjects are the photographic series: 'Sim e Não', by the brazilian photographer Juliana Stein and the series Las aventuras de Guile y Belinda y el enigmático significado de sus sueños and El devenir de sus dias, by the argentinean Alessandra Sanguinetti broadcasted in São Paulo's 29th Bienal catalog. According to PROLAM's proposal, it has been adopted an photoshoots' comparative analysis methodology, starting from the studies of Prado (2005), Barros (2007), Kossoy (2012) and Mauad (2005). With bases in Judith Butler (2003), Piscitelli (2009), Saffioti (2015), Miskolci (2015) and Pelúcio (2004) conceptual gender approaches are discussed. To treat the conceptual and methodologic's questions in photography camp Boris Kossoy (2002), Roullé (2009), Monteiro (2008) and Mauad (2005) provide theoretical framework. Following the interdisciplinary approach of this research, it has been interviewed names such as Agnaldo Farias, São Paulo's 29th Bienal curator, Virginia de Medeiros, plastic artist and the photographer Aristides Alves. Considering the triad reccurrent in contemporary scene 'Gender, photography and politics', it can be conclued that the analised photographic series contributes to the reflection around gender normativity desconstrution.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-09-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.