• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.85.2011.tde-26082011-102051
Documento
Autor
Nome completo
Verônica Araujo Boemer
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Afonso Rodrigues de (Presidente)
Proenca, Jose Luiz
Vieira, Martha Marques Ferreira
Título em português
Estudo comparado das percepções de risco nuclear e ambiental
Palavras-chave em português
percepção de risco
risco ambiental
risco nuclear
Resumo em português
Com a necessidade de novas formas de produção de energia para conter a crise ambiental e o aquecimento global, novas tecnologias têm sido estudadas e a energia nuclear foi apontada como uma das saídas para a produção de energia limpa. O estudo do risco está diretamente relacionado ao estudo de sua percepção, que determina a maneira de agir do ser humano e, portanto influencia na aplicação de novas tecnologias, uma vez que o reconhecimento de algo como perigoso é determinado por fatores sócio históricos. Este estudo teve como objetivo comparar as percepções de risco nuclear e ambiental, em um grupo de estudantes universitários, com a aplicação de uma pesquisa, no período de 31 de março a 31 de maio de 2010, contendo: imagens de fatos históricos para serem nomeados; estruturação de uma escala de risco para determinadas atividades; e um questionário sobre riscos e benefícios relacionados ao tema da pesquisa. A análise dos resultados evidenciou uma diminuição da percepção do risco nuclear em relação ao risco ambiental na população estudada.
Título em inglês
A comparative study of the perceptions of nuclear and environmental risk
Palavras-chave em inglês
environmental risk
nuclear risk
risk perception
Resumo em inglês
With the necessity for new forms of energy production to contain the environmental crisis and the global warming, new technologies have been studied and the nuclear energy has been placed as one of the ways out for clean energy production. The study of the risk is directly related to the study of its perception, that determines the human beings actions, therefore it influences in new technologies applications, since the awareness of something as dangerous is determined by socio-historical factors. The purpose of this study was compare the perceptions of nuclear and environmental risks, considering a group of university students, with the application of research in the period from March 31 to May 31, 2010, containing: images of historical facts to be nominated; structuring of a risk scale for certain activities, and a questionnaire about risks and benefits related to the subject research. The analysis of results evidenced a reduction in the perception of nuclear risk over the perception of environmental risk in this population.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2011BoemerEstudo.pdf (2.25 Mbytes)
Data de Publicação
2011-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.