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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.89.2014.tde-21102014-114659
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Fernanda Elias Llanos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Philippi, Sonia Tucunduva (Presidente)
Amancio, Olga Maria Silverio
Cyrillo, Denise Cavallini
Fisberg, Mauro
Lajolo, Franco Maria
Título en portugués
Promoção da saúde: ações das indústrias de alimentos no Brasil
Palabras clave en portugués
Indústria de alimentos
Promoção da saúde
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade e indicadores de gestão
Resumen en portugués
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu medidas direcionadas para as indústrias de alimentos enfatizando o papel do setor privado na obtenção de metas de saúde e enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever e avaliar as ações dos principais fabricantes de alimentos na promoção da saúde no Brasil, além de comparar as iniciativas locais com as globais. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com características exploratória e descritiva. As fontes utilizadas para pesquisa documental foram os documentos e relatórios sociais corporativos locais, referentes ao ano de 2012, obtidos nos sítios das empresas na Internet. A seleção das empresas foi realizada por meio da participação em vendas no mercado brasileiro no ano de 2012 (valor de venda varejo). A coleta de dados foi efetuada por meio de um roteiro estruturado de perguntas. Paralelamente, com o objetivo de verificar as distribuições de frequências de respostas, foi realizada uma análise de escala nominal aplicando o método estatístico não paramétrico de tabulação cruzada. O trabalho evidenciou o comprometimento das empresas com a responsabilidade social corporativa, incluindo o engajamento na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade como um todo, conforme recomenda a OMS. Observou-se também um maior destaque nas ações direcionadas às crianças, especialmente por meio de atividades de educação nutricional, desenvolvimento de produtos com perfil nutricional mais saudável e adoção de códigos de conduta voluntários.
Título en inglés
Health promotion: activities of the food industry in Brazil
Palabras clave en inglés
Corporate social responsibility
Food industry
Health promotion
Sustainability and management indicators
Resumen en inglés
The World Health Organization (WHO) established measures directed at the food industry, emphasizing the role of the private sector in the achievement of health goals and confrontation of chronic non-communicable diseases (CNCDs). Thus, the aim of this study was to describe and evaluate the activities of the leading food manufacturers in promoting health in Brazil, and to compare local with global initiatives. The research had a qualitative approach and exploratory and descriptive characteristics. Documental research was made through local statements and corporate social responsibility reports from 2012 obtained on the websites of the companies on the Internet. The main players were selected by market share analysis considering 2012 sales retail value. A structured script of questions was used to collect data. Also, with the aim of verifying the frequency distributions of responses, an analysis of nominal scale was applied using the non-parametric statistical method of cross-tabulation. This research was able to demonstrate the commitment of the leading food manufactures in Brazil to corporate social responsibility, including engagement in promoting health and improving the quality of life of employees and the whole society, as recommended by WHO. It was also possible to notice that companies give more emphasis on activities directed to children, especially through nutrition education programs, development of products with healthier nutritional profile and the adoption of voluntary codes of conduct.
 
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Fecha de Publicación
2014-11-12
 
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