• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.90.2010.tde-19082011-201545
Documento
Autor
Nombre completo
Reginaldo Sales Magalhães
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Abramovay, Ricardo (Presidente)
Conroy, Michael Edward
Guimaraes, Nadya Araujo
Jacobi, Pedro Roberto
Paulani, Leda Maria
Título en portugués
Lucro e reputação: interações entre bancos e organizações sociais na construção das políticas socioambientais
Palabras clave en portugués
bancos
organizações sociais
sociologia econômica
sustentabilidade
Resumen en portugués
Lucro e reputação são as duas referências básicas para as decisões tomadas pelos bancos em projetos com fortes impactos socioambientais e fazem parte de uma estratégia que busca combinar resultados econômicos com a estabilidade de acesso aos mercados. O aumento das pressões sociais sobre os grandes financiamentos provocou profundas mudanças nos critérios de avaliação dos riscos dos projetos e nos padrões de relacionamento entre os agentes. Os objetivos desse trabalho são compreender a gênese social do campo formado pela introdução dos critérios socioambientais no mercado financeiro, analisar os padrões de interação entre os bancos e as organizações sociais, e compreender porque os novos padrões foram construídos através da interação entre bancos e organizações sociais. Para compreender essas novas formas de interação, este trabalho se baseia numa abordagem relacional da reputação e faz uma análise histórica das interações entre bancos e organizações. A análise conclui que as novas estratégias de relacionamentos entre bancos e organizações sociais foram moldando novas instituições e hábitos no mercado, constituindo um campo específico das políticas socioambientais no mercado financeiro. Uma nova forma de organização e regulação de mercado que ampliou a transparência e onde decisões estratégicas dos agentes privados passam a ser objeto de debate público.
Título en inglés
Profit and reputation: interactions among banks and social organizations building socioenvironmental policies
Palabras clave en inglés
Banks
economic sociology
social organizations
sustainability
Resumen en inglés
Profit and reputation are two basic references for the decisions taken by banks on projects with strong social and environmental impacts, and are part of a strategy that seeks to combine economic results with stable access to markets. The increasing social pressures on financial institutions are provoking deep changes on the risk assessment criteria in projects and relationships among agents. The objectives of this study are to understand the social genesis of the field performed by the introduction of social and environmental criteria in the financial market, analyze the interaction patterns among banks and social organizations, and understand why new standards were constructed based on the interaction between banks and social organizations. To understand these new forms of interaction, this work is based on a relational approach of reputation, and presents a historical analysis of the interactions among banks and organizations. The analysis concludes that strategies for new relationships among banks and social organizations were based on new institutions and habits in the market, performing a specific field of socioenvironmental policies in the financial market. A new kind of market organization and regulation is increasing transparency, and strategic decisions of private agents become the object of public debate.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeseMagalhaes.pdf (1.70 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-09-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.