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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.90.2014.tde-22082014-152009
Documento
Autor
Nome completo
Maria Lucia Guilherme Borba
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Porto, Monica Ferreira do Amaral (Presidente)
Barros, Mario Thadeu Leme de
Furlan, Sueli Angelo
Günther, Wanda Maria Risso
Mello Júnior, Arisvaldo Vieira
Título em português
O 'técnico-científico' e o 'sociopolítico' na gestão da água urbana: drenagem e manejo de águas pluviais no Município de São Paulo
Palavras-chave em português
Drenagem e manejo de águas pluviais
Ensino da Engenharia Civil. Envolvimento público.
Gestão da água urbana
Técnico-científico e sociopolítico
Resumo em português
Na cidade de São Paulo, as inundações, consideradas a consequência das chuvas intensas e da impermeabilização do solo urbano, têm causado impactos consideráveis. As contínuas e frequentes inundações e as intervenções para contê-las, de alto custo para o Poder Público, justificam a busca de uma abordagem complementar à puramente técnica-hidráulica, que dê atenção aos aspectos sociopolíticos inerentes à drenagem urbana e ao manejo de águas pluviais, o foco principal desta pesquisa. Seus objetivos são: uma análise crítica sobre a incorporação do sociopolítico na malha de disciplinas do curso de Engenharia Civil; uma análise crítica da visão dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a gestão urbana sobre a incorporação de aspectos sociais no planejamento e na implantação de obras de drenagem urbana; e se estes aspectos são incorporados aos projetos de obras de drenagem e se atores sociais localizados na área de uma bacia hidrográfica valorizam esta incorporação. A pesquisa concluiu que, ainda que aspectos sociopolíticos estejam incorporados na malha de disciplinas dos cursos de Graduação em Engenharia Civil e ainda que os profissionais da gestão urbana valorizem os aspectos sociais tanto quanto os aspectos técnicos das obras de drenagem, o planejamento e a implantação de obras de drenagem em construção na área da bacia hidrográfica, foco geográfico desta pesquisa, não incorporam os aspectos relativos ao sociopolítico. A bibliografia consultada e os exemplos concretos apresentados mostram a importância da incorporação dos aspectos sociopolíticos nas intervenções. Os conceitos discutidos ajudaram a formular recomendações para a incorporação do sociopolítico na malha das disciplinas e nos projetos de obras hidráulicas. São recomendações que visam, além da preservação ambiental e do atendimento ao interesse público, maximizar os benefícios da solução técnica.
Título em inglês
Technical-scientific and sociopolitical aspects of urban water management: stormwater drainage in the city of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
: Urban water management
Engineering education
Public participation.
Stormwater drainage management
Technical-scientific and sociopolitical
Resumo em inglês
In the city of São Paulo, intensive rains and urban impervious cover are being held responsible for flooding events which have been causing increase in runoff volume and in peak discharge. The high costs of technical hydraulic interventions to contain the frequent flooding impacts justify the search for an alternative approach: the incorporation of the sociopolitical complexities of urban stormwater drainage, the main theme of this research. Its objectives are: understand if and how sociopolitical complexities are being incorporated to Civil Engineering education; how professionals directly or indirectly involved in urban stormwater management see the incorporation of sociopolitical complexities in planning and implementation of stormwater drainage construction works and, finally, if these complexities are integrated in the projects being planned and being implemented in an urban watershed area. The research concluded that Civil Engineering education incorporate courses which open space for the discussion of sociopolitical aspects; that professionals involved in urban management value the incorporation of sociopolitical aspects in planning and implementation of storm water construction projects, but that in the watershed area where projects are being implemented such aspects are not taken into account. The bibliography and the concrete examples examined show the importance of incorporating sociopolitical aspects in drainage construction projects. The concepts brought forward help identify recommendations for the incorporation of sociopolitical aspects in Civil Engineering education and in the planning and implementation of stormwater constructions projects. These are recommendations which aim at increasing environmental preservation, meeting the public interest and maximizing the benefits of the technical solution.
 
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Data de Publicação
2014-09-17
 
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