• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.90.2009.tde-28102010-224346
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Cavalheiro Moreno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Sandeville Junior, Euler (Presidente)
Furlan, Sueli Angelo
Queiroga, Eugênio Fernandes
Título em português
Temporalidades da paisagem: uma análise das temporalidades que emergem no espaço de vida da comunidade Pedro Cubas, Vale do Ribeira, SP
Palavras-chave em português
Paisagem. Temporalidade. Quilombo. Vale do Ribeira.
Resumo em português
Esta dissertação estuda as transformações da paisagem na comunidade quilombola Pedro Cubas, localizada na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. A paisagem é entendida a partir de uma abordagem cultural. Para viabilizar o estudo das transformações, adota-se um recorte das temporalidades presentes no espaço de vida da população. Estuda-se a trajetória do conceito de quilombo e o histórico de ocupação da região para verificar o contexto em que a comunidade se insere. A imersão da pesquisadora na área de estudo é o caminho usado para experienciar a paisagem, estabelecer uma relação com as pessoas e com o lugar e compreender como a introdução de novas técnicas afetam as práticas culturais. Aplicase uma análise categorial aos elementos identificados na paisagem, a fim de apreender de que forma os moradores percebem as temporalidades presentes. Identificam-se as Persistências, Transformações e Ressignificações dos elementos da paisagem. Avaliam-se como práticas do passado permanecem, transformam-se e são ressignificadas no espaço de vida dessa comunidade. Compreender estas transformações, a partir do olhar dos moradores, abre para a possibilidade de um planejamento de ações mais adequado ao modo de vida do local.
Título em inglês
Landscape Temporality: analyses of transformations which emerge in Pedro Cubas quilombola community life-space, Vale do Ribeira, SP
Palavras-chave em inglês
Landscape. Temporality. Quilombo. Vale do Ribeira.
Resumo em inglês
This dissertation studies landscape transformation in the quilombola community of Pedro Cubas, based at Vale do Ribeira region of São Paulo state. Landscape is understood through a cultural perspective. To make this study of transformations feasible, the dissertation focuses on temporalities present on Pedro Cubas communitys life-space. The course of quilombo concept and the historical occupation of the region were considered in order to apprehend the context in which this community is inserted. Intense fieldwork was essential given that it allowed the researcher to experience the landscape as well as establish a relationship with people and their environment. Elements identified within the landscape were submitted to a categorical data analysis, which facilitated the comprehension of how community members perceive present temporalities. Understanding transformations based on local perspectives allows the plan of actions to be more adequate to their way of life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ANEXOA.pdf (2.09 Mbytes)
ANEXOB.pdf (179.56 Kbytes)
VOLUMEI.pdf (9.16 Mbytes)
VOLUMEII.pdf (10.03 Mbytes)
Data de Publicação
2011-01-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.