• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.91.2013.tde-04102013-164505
Document
Auteur
Nom complet
Helio César Hintze
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2013
Directeur
Jury
Almeida Junior, Antonio Ribeiro de (Président)
Cascino, Fabio Alberti
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
Silva, Charlei Aparecido da
Sternberg, Janet Lynne
Titre en portugais
Espetáculos e invisibilidades do discurso legitimador do turismo
Mots-clés en portugais
Clichê turístico
Comodificação
Ministério do Turismo
OMT
Revista Viagem e Turismo
Turismo
WTTC
Resumé en portugais
O objetivo geral deste trabalho é propor e estimular reflexões críticas sobre a produção discursiva do turismo na contemporaneidade, ou seja, sobre a forma como o turismo vem sendo construído, por diversos tipos de discursos elaborados por diferentes agentes sociais. A principal hipótese de trabalho é que a produção discursiva do turismo não é simples comunicação, mas um processo de persuasão, pois tem sido usada intencionalmente por poderosos agentes sociais que desejam legitimar interesses próprios em nome daquilo que chamam de turismo. Assim sendo, tal produção não é uma atividade neutra, é, antes instrumento de um jogo de poder: o turismo é um dos mais acabados aparelhos de subjetivação capitalista já desenvolvidos. O objeto de análise da tese é a 'produção discursiva legitimadora do turismo'. A metodologia deste estudo é a Análise Crítica de Discursos. A tese está dividida em seis capítulos. Ao final, sob a forma de considerações finais, propomos novos estudos críticos ao turismo.
Titre en anglais
Spectacles and invisibilities of legitimizing discourse of tourism
Mots-clés en anglais
commodification
Ministry of Tourism
OMT
Tourism
touristic cliché
Viagem e Turismo Magazine
WTTC
Resumé en anglais
The aim of this work is to propose and encourage critical reflection on the discursive production of tourism in contemporaneity, in other words, on how tourism is being constructed by different kinds of speeches prepared by different actors. The main working hypothesis is that the discursive production of tourism is not simple communication, but a process of persuasion as it has been used intentionally by powerful social actors who wish to legitimize their own interests in the name of what they call tourism. Therefore, such production is not a neutral activity, but an instrument of a power play: tourism is one of the most finished devices already developed for capitalist subjectivity. The object of analysis of this thesis is the 'legitimating discursive production of tourism'. The methodology of this study is the Critical Analysis of Discourses. The thesis is divided into six chapters. At the end, in the form of final remarks, propose new critical studies to tourism.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-10-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.