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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2016.tde-07112016-112256
Documento
Autor
Nome completo
Rachel Andriollo Trovarelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2016
Orientador
Banca examinadora
Alves, Denise Maria Gandara (Presidente)
Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Tonso, Sandro
Título em português
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de comunidades escolares
Palavras-chave em português
Cardápio de aprendizagem
Educação ambiental
Escolas sustentáveis
Sociedades sustentáveis
Resumo em português
A presente pesquisa objetiva contribuir com a produção de conhecimento sobre os procedimentos de Educação Ambiental para a construção de sociedades sustentáveis a partir das comunidades escolares, reconhecendo que a escola tem um papel fundamental na formação de uma cidadania comprometida. Tal perspectiva encontra consonância com a proposta do Programa Escolas Sustentáveis do Ministério da Educação, materializada num processo formativo do curso Escolas Sustentáveis Oca/IE, ao longo de oito meses em 2011, bem como no projeto de extensão CriAtividade e Educação Ambiental proposto em 2015, ambos realizados em Piracicaba/SP. Reflexões epistemológicas provocadas a partir da Teoria da Complexidade e da Ecologia de Saberes, bem como dos comentários e sugestões emergentes dos diálogos com as comunidades escolares que lidam com esses processos em seu cotidiano foram fundamentais, configurando uma abordagem metodológica inspirada na pesquisa intervenção. A partir de um conjunto de procedimentos de campo, que revisitou e acompanhou as referidas experiências, bem como do aprofundamento bibliográfico e da avaliação de itens de "cardápio de aprendizagem" orientados à formação de agentes de sustentabilidade socioambiental, e construídos pelos mesmos, foram encontrados subsídios para identificar procedimentos de educação ambiental comprometidos com a transição para sociedades sustentáveis a partir de comunidades escolares. Nesse sentido, os resultados da presente pesquisa apontam para quatro procedimentos que se mostraram relevantes nos processos educadores ambientalistas analisados: abordagem subjetiva, senso de comunidade, intervenção em prol ao bem comum e incidência em políticas públicas estruturantes. Conclui-se, portanto, que processos educadores que envolvam a comunidade escolar que incorporem esses quatro procedimentos podem contribuir com a transição não só para escolas mais sustentáveis, mas também para sociedades mais sustentáveis.
Título em inglês
Transition to sustainable societies: an approach from school communities
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Learning menu
Sustainable schools
Sustainable societies
Resumo em inglês
This research aims to contribute to the production of knowledge about Environmental Education procedures for building sustainable societies from school communities, acknowledging school as fundamental to the formation of a committed citizenship. This perspective is according to the proposed Ministry of Education Program "Sustainable Schools", which was first applied in the eight months course "Sustainable Schools Oca / IE" (2011) as well as in the Extension Project "CreActivity and Environmental Education" (2015), both held in Piracicaba/SP. Epistemological reflections emerged from Theory of Complexity, Ecology of Knowledge, and from dialogues with the school communities in their daily lives were fundamental for setting a methodological approach inspired by the intervention research. The subsidies to identify environmental education procedures committed to the transition to sustainable societies from school communities came from a set of field procedures going over such experiences, supported by the bibliographic search and by the evaluation of items of the "learning menu" built from/to the formation of social and environmental sustainability agents. Accordingly, our results point out to four major procedures: subjective approach, sense of community, intervention towards the common good and focus on structural policies. As conclusion, it seems that educational processes that takes into account the school communities applying these four procedures will better prepared to work towards the transition not only to more sustainable schools but also to more sustainable societies.
 
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Data de Publicação
2016-12-12
 
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