• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2006.tde-21022006-145049
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiana Mauro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2005
Director
Tribunal
Almeida Junior, Antonio Ribeiro de (Presidente)
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
Oliveira, Dennis de
Título en portugués
Mensagens sobre a natureza: um estudo de duas revistas de turismo
Palabras clave en portugués
meio ambiente
meios de comunicação
mensagem
revistas
turismo ecologico
Resumen en portugués
O presente estudo é uma análise das mensagens sobre a natureza veiculadas por duas revistas de turismo: Viagem & Turismo, editada pela editora Abril; e Terra, editada pela editora Peixes. O objetivo é entender as mensagens veiculadas por estas revistas, revelando seu caráter. Como exemplo, foram tomadas as mensagens sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia, nos anos de 2001 e 2002. O parque foi escolhido por ser uma das regiões do Brasil que melhor representa o turismo voltado para a contemplação e contato com a natureza. Esta análise fundamenta-se na realização de pesquisa quantitativa – medição do espaço dedicado por estes veículos ao tema, levando-se em conta que cada centímetro quadrado de uma página de revista vale dinheiro; e qualitativa - análise da mensagem que procura traduzir seu sentido e sua articulação. Os resultados aqui apresentados podem servir como subsídio a outros estudos na área de comunicação, turismo e ambiente.
Título en inglés
Messages about the nature: a study of two Brazilian tourism magazines
Palabras clave en inglés
communication
mass media
media
nature
tourism magazines
Resumen en inglés
This study is an analysis of the messages about nature published by two tourism magazines: Viagem & Turismo, edited by Abril, and Terra, edited by Peixes. The objective of this study is to understand those messages, characterizing then. Messages about the National Park of Chapada Diamantina were taken as an example. This analysis covers the years 2001 and 2002. The Chapada Diamantina Park was chosen because it is a region that well represents the contemplation and contact with nature tourism. The present analysis is based on quantitative research - measuring the space dedicated to the theme by the magazines, considering that each page square centimeter costs money; and qualitative – messages analysis that aims to translate its sense and articulation. The results presented may subsidy other studies on communication, tourism and environmental areas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
FabianaMauro.pdf (4.50 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.