• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.91.2013.tde-24062013-141158
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Coati
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2013
Director
Tribunal
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Caron, Dalcio
Lestinge, Sandra Regina
Meira, Ana Maria de
Spazziani, Maria de Lourdes
Título en portugués
Identidade, inclusão social e ambiental: a utilização da polpa da juçara (Euterpe edulis) em Taiaçupeba − Mogi das Cruzes − SP
Palabras clave en portugués
Agricultura familiar
Educação ambiental
Euterpe edulis
Identidade
Inclusão social
Palmitos
Resumen en portugués
A maior parte das espécies ameaçadas de extinção no Brasil se encontra na Mata Atlântica, sendo que menos de 5% em média, da cobertura original que ainda resta deste bioma, se apresenta na forma de remanescentes pequenos e fragmentos florestais. A região do Distrito de Taiaçupeba - SP, pertencente a Mogi das Cruzes, é uma região que além do turismo, possui muitos sítios de produção de hortas e pesqueiros, sendo uma área de Mata Atlântica com certo grau de conservação que conta ainda com a presença da palmeira juçara (Euterpe edulis). Em situações parecidas encontram-se outras comunidades ligadas a projetos que trabalham com os frutos desta palmeira e por meio da Rede Juçara, desenvolvem processos de construção da sua própria identidade e legalização do produto. Desta forma, o trabalho se desenvolveu junto aos agricultores familiares do Distrito de Taiaçupeba envolvidos no processo de coleta e despolpa do fruto da palmeira juçara como alternativa de renda ao corte do palmito, tendo por objetivos: mapear junto aos agricultores familiares as influências econômicas, sociais e ambientais que permitam analisar o incremento identitário, possibilitado pelo Projeto Juçara local. Os resultados do estudo indicam contribuições para a produção de conhecimentos sobre o incremento da identidade local em processos educadores ambientalistas. A educação ambiental é assim entendida pela busca do sentido comunitário, por meio da exposição de seus sonhos e da procura coletiva e compartilhada no grupo e no processo de despolpa e manutenção da palmeira juçara em pé, atrelado à melhoria das condições existenciais e à conexão que fazem com as suas histórias de vida.
Título en inglés
Identity, social and enviromental inclusion: the using of the pulp of juçara palm in Taiaçupeba − Mogi das Cruzes − SP
Palabras clave en inglés
Environmental education
Euterpe edulis
Familiar farmers
Identity
Resumen en inglés
Most part of the endangered species in Brazil are found in Atlantic Forest, and that less than an average of 5% of its original coverage that still exists of this biome, are in form of small reminiscent areas and forest fragments. The area of Taiaçupeba district in São Paulo (belonging to Mogi das Cruzes), is a region where there are not only tourism but also vegetable growing sites and fishing sites so that is and area of Atlantic Forest with a certain degree of conservation where juçara palm (Euterpe edulis) is still present. In similar situations there are other communities connected to projects that work with the fruit of this palm tree and through Rede Juçara, they develop processes of construction of its own identity and the legalization of the product. So a work was developed with the farmers familiar to Taiaçupeba district envolved in the process of collection and pulping of the fruit from juçara palm tree as an income alternative to the cut of the palm itself, aiming: mapping with the farmers familiar to the economic, social and environmental influences that allow the analysis of the identity increasing, enabled by the local Projeto Juçara. The results of the study indicate contributions to the production of knowledge about the local identity increasing in processes of environmental education. The environmental education is well understood through the search of the community sense, through the exposition of its dreams and the collective and shared search in the group and in the process of pulping and maintenance of juçara palm tree standing, tied to the improving of the existence conditions to the connection that they make with their life history.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-07-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.