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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2017.tde-06092017-160136
Documento
Autor
Nome completo
Paula Davies Rezende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Costa, Helouise Lima (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Entler, Ronaldo
Saggese, Antonio José
Título em português
Estética da precariedade: a agência dos equipamentos técnicos na fotografia de Miroslav Tichý
Palavras-chave em português
Artificação
Estética da precariedade
Fotografia contemporânea.
Fotografia de baixa fidelidade
Legitimação artística
Miroslav Tichý
Resumo em português
Esta dissertação visa investigar a agência da câmera na criação fotográfica e a emergência de uma estética da precariedade nos dias atuais, tendo como estudo de caso o trabalho do fotógrafo checo Miroslav Tichý (1926-2011). A partir da descrição e classificação das câmeras de baixa fidelidade, buscou-se compreender como elas teriam contribuído para a subversão dos cânones da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética permeada por falhas denominada como estética da precariedade. As fotografias de Tichý, com seu aspecto ruidoso e deteriorado, decorrente de seu processo fotográfico peculiar, mostraram-se particularmente propícias para evidenciar, de forma concreta, a agência de elementos humanos e não-humanos na configuração dessa estética da precariedade. Além disso, será investigado como a obra de Miroslav Tichý e a estética da precariedade passaram pelo processo de artificação e foram alçados ao estatuto de arte por diversas instâncias de legitimação, como curadores e historiadores da arte. A pesquisa reflete, ainda, sobre a a apropriação, pasteurização e mercantilização da estética da precariedade por parte da indústria da fotografia digital, por meio de aplicativos e softwares voltados para a edição de imagens. Por fim, cabe ressaltar a intenção de abordar esses fenômenos a partir de um viés crítico, buscando identificar suas contradições e seus desdobramentos no campo da cultura contemporânea.
Título em inglês
Aesthetics of precariousness: the agency of technical equipments in Miroslav Tichý photography
Palavras-chave em inglês
Aesthetics of precariousness
Artification
Artistic legitimization
Contemporary photography
Low fidelity photography
Miroslav Tichý
Resumo em inglês
This dissertation aims to investigate the agency of the camera in the photographic creation and the emergence of an aesthetics of precariousness. The Czech photographer Miroslav Tichý (1926-2011) will be used as a case study. Beginning with the description and classification of "low fidelity" cameras, we sought to understand how they contributed to the subversion of the canons of traditional photography and to the consolidation of an aesthetic permeated by failures called the "aesthetics of precariousness". The photographs by Tichý, with their noisy and deteriorated appearance due to his peculiar photographic process, were particularly propitious to concretely evidence the agency of human and nonhuman elements in the configuration of this aesthetic of precariousness. In addition, it will be investigated how the work of Miroslav Tichý and the aesthetics of precariousness went through the process of artification and were elevated to the status of art by various instances of legitimation, as curators and art historians. This research also reflects about the appropriation, pasteurization and mercantilization of the aesthetics of precariousness by the digital photography industry, through image editing applications and software. Finally, it is worth emphasizing the intention to approach these phenomena from a critical point of view, seeking to identify their contradictions and their development in the field of contemporary culture.
 
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Data de Publicação
2017-11-06
 
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