• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2011.tde-11072012-134957
Documento
Autor
Nombre completo
Sabrina Popp Marin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Presidente)
Fazzolari, Cláudia
Peccinini, Daisy Valle Machado
Título en portugués
Comunicação Virtual de Museus: a informação sobre Arte nos sites da TATE e do MAC
Palabras clave en portugués
Arte
Ciberespaço
Comunicação
Internet
Museu
Site
Resumen en portugués
Esta pesquisa investiga como os sites de duas instituições museológicas ocupam o Ciberespaço. Objetiva identificar aproximações e distanciamentos entre elas, no que diz respeito à qualidade da informação comunicada e ao entendimento do espaço virtual, enquanto local em potencial para a construção do discurso simbólico sobre Artes. Preocupase igualmente em observar a efetivação do papel do Museu como agente de aproximação e integração entre a sociedade e as demandas geradas pelas novas tecnologias. O Ciberespaço institui um novo tipo de espectador/internauta que se relaciona com os bens culturais de maneira contrária à já sacralizada pelas instituições museológicas surgidas nos séculos passados. A análise dos espaços do MAC Virtual, no Brasil, e da TATE Online, na Inglaterra, mostrou que o projeto virtual terá mais sucesso à medida que evita recriar, no ambiente virtual, o espaço consagrado para a exibição da obra de arte.
Título en inglés
Museum's Virtual Communication: The information about Arts at the TATE's and MAC's websites
Palabras clave en inglés
Art
Communication
Cyberspace
Internet
Museum
Site
Resumen en inglés
This research investigates how the websites of two museological institutions occupy the Cyberspace. Its main goal is of identifying approaches and differences between them regarding the quality of published information and the understanding of the virtual space while place in potential for the development of the symbolic speech about Arts. At the same time it focuses on the consolidation of the Museums role as integration agent between society and the demands generated by new technologies. The Cyberspace creates a new kind of spectator/user that relates itself with the cultural assets in an opposite way to the traditional manner of the museological institutions that were created in the last centuries. Analyzing the website MAC Virtual in Brazil and TATE Online in England, showed that the virtual project will be more successful if it avoids recreating, in the virtual space, the traditional space for displaying the Artworks.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-07-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.