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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Sílvia Freire Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lara, Arthur Hunold (Presidente)
Cesar, João Carlos de Oliveira
Matuck, Artur
Wainer, Julio
Título em português
O spray e a tinta: a cobertura da imprensa sobre os grafites artísticos na década de 80
Palavras-chave em português
Anos 1980
Arte na paisagem urbana
Grafite
Jornalismo
Política
Resumo em português
Este trabalho investiga a cobertura que a imprensa fez sobre os grafites artísticos, em São Paulo, durante a década de 80, quando teve início o uso intenso de imagens em intervenções urbanas nas ruas da capital, configurando um movimento artístico. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre como a mídia registrou e interpretou este movimento surgido fora do circuito tradicional das artes, feito ilegalmente, em um momento que coincide com a redemocratização do País e com a pressão da sociedade por mais liberdade de expressão. Esta pesquisa aborda a história da produção de grafites artísticos em São Paulo a partir de entrevista com artistas que participaram deste movimento, além de relacionar esta história com a cobertura da imprensa. Para qualificar a análise da cobertura da mídia, este trabalho foi buscar nas teorias do jornalismo bases teóricas sobre construção da notícia, que levam em conta as rotinas de trabalho, com as pressões e limitações exercidas sobre esta atividade profissional em seu dia a dia.
Título em inglês
The spray and the paint, press coverage of 80s artistic graffiti
Palavras-chave em inglês
80s
Art in urban landscape
Graffiti
Journalism
Politic
Resumo em inglês
This work looks into press coverage of artistic graffiti in São Paulo during the 80s, which first saw widespread use of images in urban interventions in the city's streets, in what amounted to an artistic movement. The goal of this work is to consider the media's portrayal and interpretation of this outlaw movement that emerged outside the mainstream art scene, concurrently with the country's transition back to democracy amid a societal push for more freedom of expression. This research approaches the history of artistic graffiti in São Paulo through interviews with artists who were part of that movement, and it relates said history with the coverage it got from the press. In a bid to qualify its analysis of media coverage, this work drew on journalism theory for theoretical foundations on the construction of the news, while taking into consideration the work routines, pressures, and limitations experienced by practitioners of this professional activity on a day-to-day basis.
 
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Data de Publicação
2019-08-13
 
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