• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2019.tde-23052019-111945
Documento
Autor
Nome completo
Vera Lucia Aparecida Silva Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Ajzenberg, Elza Maria
Oliveira, Alecsandra Matias de
Título em português
O ensino de arte: contemporaneidade no início da escolarização
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Ensino Fundamental
Fenomenologia
Maurice Merleau-Ponty
Metodologia
Resumo em português
Esta pesquisa é um estudo sobre o ensino de arte no ciclo inicial do Ensino Fundamental e a possibilidade de inserir a arte contemporânea neste momento da escolarização. Aspectos da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty fundamentais no mundo às análises realizadas, fortalecem a necessidade de dar visualidade ao que está visível no mundo, ao trazer também, uma camada de sua invisibilidade e situar o educando no seu tempo com as sombras do seu presente para que compreenda a si mesmo. Tal afirmativa ganha sustentabilidade com obras de artistas contemporâneos que fazem parte do município de Mogi das Cruzes. O tratamento dado a pesquisa permitiu que se desvelasse a compreensão de educadoras do ciclo inicial sobre a linguagem artística contemporânea e revitalizasse suas metodologias de ensino de arte.
Título em inglês
The teaching of art: contemporaneity at the Elementary School
Palavras-chave em inglês
Contemporary art
Elementary school
Maurice Merleau-Ponty
Methodology
Phenomenology
Resumo em inglês
This research is a study about the teaching of Art in the first cycle of basic education and the possibility of inserting contemporary art at this level of education. Aspects of Maurice Merleau-Pontys Phenomenology are fundamental in the world to the analysis made and stress the need to give view to what is visible in the world, and also to bring a layer of its invisibility and place the student at his time with the shadows of his present to self understanding. This statement is supported by works of contemporary artists who are from the city of Mogi das Cruzes. This research made it possible for teachers of the first cycle of basic education to understand the contemporary artistic language and revitalize their art teaching methods.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.