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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2011.tde-24092012-165232
Documento
Autor
Nome completo
Cynthia Elias Taboada
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Costa, Helouise Lima (Presidente)
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Lima, Solange Ferraz de
Título em português
O tratamento documental de coleções fotográficas em museus de arte
Palavras-chave em português
Coleções fotográficas
Documentação museológica
Museus de arte
Resumo em português
A pesquisa apresenta um levantamento de dados sobre o tratamento documental de coleções fotográficas em museus de arte, após a incorporação da fotografia em seus acervos. Foram selecionados, como estudos de caso, os seguintes museus de arte de São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu Lasar Segall e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A pesquisa é contextualizada através da compilação de dados sobre os caminhos institucionais para preservação da fotografia e sobre o processo de assimilação da fotografia pelos museus de arte, evidenciado a partir da segunda metade do século XX. No caso dos museus de arte, pode-se observar que cada instituição percorreu uma trajetória para incorporar e documentar fotografias. Utilizam atualmente sistemas informatizados e bancos de dados como métodos de documentação e enfrentam a problemática de classificar e documentar as fotografias da coleção detalhadamente, devido à diversidade da arte contemporânea que faz uso da linguagem fotográfica, bem como da fotografia produzida na contemporaneidade. A variedade de processos e técnicas relacionados à fotografia e o hibridismo entre tipologias artísticas fazem da documentação de fotografias nos museus de arte um trabalho em constante aperfeiçoamento.
Título em inglês
The documental treatment of photographic collections in art museums
Palavras-chave em inglês
Art Museums
Museological documentation
Photographic collections
Resumo em inglês
The research presents a survey of data about the documentary treatment of the photographic collections in art museums, after the incorporation of photograph in your holdings. It were selected, as case studies, the following São Paulo art museums: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu Lasar Segall and Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. The research is contextualized by compiling data about institutional paths for preservation of photography and about the process of assimilation of photography by art museums, evidenced from the second half of the 20th century. In the case of art museums, it can be seen that each institution traveled a trajectory for incorporate and documenting photographs. They currently use computerized systems and databases as methods of documentation and face the problematic of classifying and documenting the photographs of the collection in detail, because of the diversity of contemporary art that makes use of the photographic language and the photography produced in contemporary times. The variety of processes and techniques related to photography and hybridism between artistic typologies make of the documentation of photography in art museums a work in constant improvement.
 
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Data de Publicação
2012-11-13
 
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