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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.93.2016.tde-27012016-132242
Document
Auteur
Nom complet
Luiza Mader Paladino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Freire, Maria Cristina Machado (Président)
Lourenço, Maria Cecilia França
Peccinini, Daisy Valle Machado
Titre en portugais
Conceitualismos em trânsito: intercâmbios artísticos entre Brasil e Argentina na década de 1970 - MAC USP e CAYC
Mots-clés en portugais
Arte conceitual
Arte latino-americana
Exposições de arte
Resumé en portugais
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre o intercâmbio artístico realizado entre São Paulo e Buenos Aires, no decorrer da década de 1970. Essa rede de trocas está focada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), sob a gestão de Walter Zanini, e no Centro de Arte y Comunicación (CAYC), dirigido por Jorge Glusberg. Para tanto, iniciamos com um breve estudo sobre as políticas de modernização cultural na Argentina e no Brasil, desde a fundação das primeiras instituições de caráter moderno, nas décadas de 1950 e 1960. Nessa trajetória, traçamos os locais na Argentina onde houve o estímulo às novas vanguardas, desde a ascensão da pop art até a desmaterialização do objeto artístico. Sabemos que o MAC USP e o CAYC constituíram-se como plataformas interdisciplinares e multimídias fundamentais para a ampliação e o incentivo das práticas experimentais, sobretudo da arte conceitual. Desse modo, estabeleceram-se como importantes polos de arte contemporânea na América Latina nesse período. Procuramos analisar os interesses particulares de ambas as gestões, o perfil institucional e os mecanismos de divulgação e circulação das propostas conceituais amparadas pelas duas entidades. E, por fim, mapeamos a presença dos artistas argentinos do Grupo de los Trece, ligados ao CAYC, no acervo do MAC USP.
Titre en anglais
Conceptualisms in transit: artistic exchange between Brazil and Argentina in the 1970s MAC USP and CAYC
Mots-clés en anglais
Art exhibits
Concept art
Latin-American art
Resumé en anglais
This dissertation offers a reflection on the artistic exchange occurred between Sao Paulo and Buenos Aires in the 1970s. This reciprocal network is centered in the University of Sao Paulos Museum of Contemporary Arte (MAC USP), under de auspice of Walter Zanini, and in Buenos Aires Art and Communication Center (CAYC), directed by Jorge Glusberg. We begin with a brief study of cultural modernization programs in Brazil and Argentina, as of the establishment of the first institutions of a modern nature, in the 1950s and 1960s. In this trajectory we map venues in which new avant-garde were stimulated, from the dawn of pop art to the dematerialization of the artistic object. We demonstrate that MAC USP and CAYC established essential interdisciplinary and multimedia platforms aiming at amplifying and motivating experimental practices, especially concept art, thus constituting important loci of contemporary art in Latin America at that time period. We aim to analyze the particular interests of each administration, their institutional profile and mechanisms to broadcast and promote conceptual propositions sustained by each organization. Finally, we trace the presence of Argentine artists of Grupo Los Trece, associated to CAYC, in MAC USPs collection.
 
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Date de Publication
2016-01-27
 
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