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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2024.tde-27062024-181921
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Cristina Santos de Carvalho Rezende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Marques, Jane Aparecida (Presidente)
Giraldi, Rita de Cássia
Nascimento, José Leonardo do
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Título em português
Reflexo da arte urbana no circuito das artes: estudo de caso d'OSGEMEOS
Palavras-chave em português
Arte Urbana
Circuito de Arte
Graffiti
Institucionalização da Arte Urbana
OSGEMEOS
Resumo em português
Com raízes associadas à prática subversiva de adolescentes que buscavam se tornar visíveis num ambiente em que não eram notados, a arte urbana, derivada do graffiti New York Style, aproximouse do mundo artístico e alguns artistas urbanos chegaram a se posicionar em rankings de classificação com viés econômico, voltados à arte contemporânea. Atualmente, obras de artistas conectados à arte urbana compõem exposições em prestigiados museus e galerias, integram coleções públicas de notoriedade e são vendidas por valores expressivos em leilões. Verificar a construção de tal relação, com o escopo de examinar e de entender o reflexo da arte urbana em espaços tradicionais da arte, assim como discutir questões referentes à institucionalização e à artificação foram alguns dos objetivos da presente dissertação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, valendo-se de fontes primárias e secundárias e do estudo de caso d'OSGEMEOS. A inserção internacional dos irmãos gêmeos no circuito artístico está relacionada com a prática do graffiti New York Style e da arte urbana diretamente dele derivada, que emergiu do caldeirão cultural urbano que fervilhava na cidade de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990, tendo como ponto significativo o advento do hip-hop. Foi possível constatar que a ligação da arte urbana, na vertente examinada, com o mundo da arte adquiriu maiores proporções a partir da primeira década de 2000. No âmbito mundial, críticos, curadores, instituições e mercado, coletivamente, comunicaram tal reflexo, que, além de conectar a arte urbana a espaços de arte, fortificou laços culturais, bem como promoveu a abertura de um diálogo direto com a população, viabilizando outras maneiras de refletir sobre arte no tempo presente. OSGEMEOS, integrantes de uma época em que se alargavam as fendas e o interesse do circuito de arte por intervenções urbanas, contribuíram para a repercussão internacional desse cenário, influenciado também pelos atributos de seus trabalhos atrelados ao Brasil. A dupla foi um dos pilares tanto para o desenvolvimento da arte urbana no Brasil como para o fortalecimento de seu reflexo, num sentido mais amplo, no mundo da arte. Atualmente, OSGEMEOS integram a diminuta elite brasileira consagrada na esfera artística mundial, mas não se afastaram de suas raízes ligadas ao graffiti e à arte urbana na cidade de São Paulo, assim como em diversos outros países
Título em inglês
Reflection of street art in the arts circuit: case study of OSGEMEOS
Palavras-chave em inglês
Art Circuit
Graffiti
Institutionalization of Street Art
OSGEMEOS
Street Art
Resumo em inglês
With roots linked to the subversive practice of teenagers who sought to become visible in an environment where they were not noticed, street art, derived from New York Style graffiti, approached to the artistic world and some street artists even positioned themselves in economic rankings, in contemporary art. Currently, works by artists linked to street art are displayed in prestigious museums and galleries, are part of well-known public collections and are sold for significant prices at auctions. Verifying the construction of such a relationship, with the aim of examining and understanding the reflection of street art in traditional art spaces, as well as discussing issues relating to institutionalization and artification were some of the objectives of this dissertation. To this end, exploratory qualitative research was carried out, using primary and secondary sources and the OSGEMEOS case study. The international insertion of the twin brothers in the artistic circuit is related to the practice of New York Style graffiti and street art, which emerged from the urban cultural cauldron that was boiling in the city of São Paulo, in the 1980s and 1990s, with as a significant point the advent of hip-hop. It was possible to verify that the connection between street art, in the aspect examined, with the art world acquired greater proportions from the first decade of 2000 onwards. At a global level, critics, curators, institutions, and the market collectively communicated such a reflection, which, in addition to connecting street art to art spaces, strengthened cultural ties as well as promoted the opening of a direct dialogue with the population, enabling other ways of reflecting on art in the present time. OSGEMEOS, members of a time when gaps and the art circuit9s interest in urban interventions were widening, contributed to the international repercussion of this scenario, also influenced by the attributes of their works linked to Brazil. The duo was one of the pillars both for the development of street art in Brazil and for strengthening its reflection, in a broader sense, in the art world. Currently, OSGEMEOS are part of the small Brazilian elite worldwide consecrated in the art, but have not strayed from their roots linked to street art in the city of São Paulo, as well as in several other countries
 
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Data de Publicação
2024-06-28
 
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