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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2024.tde-29072024-153454
Documento
Autor
Nome completo
Helena Magon Pedreira de Cerqueira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Alves, Cauê
Castro, Eliane Dias de
Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos
Título em português
Transpassando percursos com Benjamin
Palavras-chave em português
Criação artística
Experiência
Memória
Paisagem
Percurso
Visualidades
Walter Benjamin
Resumo em português
A presente pesquisa busca dar luz a modos do fazer artístico contemporâneos a partir da perspectiva da experiência que nos é revelada pelo fragmento Tiergarten (Infância berlinense: 1900, 1932-1938), no qual, através da memória, seu autor, Walter Benjamin (1892-1940), tenta refazer um percurso habitual de sua infância pelo parque de mesmo nome. O texto nos serve como uma porta de entrada para a compreensão daquele contexto, assim como do universo benjaminiano, possibilitando um passeio por conceitos e ideias fundamentais de seu repertório, bem como seus diagnósticos visionários acerca da modernidade - que ainda hoje se fazem presentes. Partindo desse percurso multidimensional - tendo em vista ideias de deslocamento e paisagem, a fusão entre o fragmento, sua vivência e o lugar, no qual as camadas de historicidade, memória e imaginário se sobrepõem e são tecidas à experiência -, nos propomos a iluminar conceitos como imagem dialética, aura, assim como flânerie, rememoração, história, além da própria ideia de experiência em Benjamin. Compreender como essas tensões atuam no devir para a expressividade artística - do invisível para o visível. Investigamos respectivos modos de se fazer no vasto campo da arte contemporânea, tendo tais fundamentos como operadores. Através das imagens de pensamento benjaminianas, e das possibilidades estéticas atreladas à deslocamentos e à apreensão do espaço, surgem diálogos cujas reverberações pretendemos revelar em linguagens, mirando obras e/ou processos, passeando por três artistas contemporâneos: o inglês Hamish Fulton (1946 - ), os brasileiros Juraci Dórea (1944 - ) e Gustavo von Ha (1977 - ), e desaguando no processo de Déba Tacana (1988 - )
Título em inglês
Traversing paths with Benjamin
Palavras-chave em inglês
Artistic making
Experience
Memory
Path
Visuality
Water Benjamin
Resumo em inglês
This research seeks to shed light on ways of contemporary artistic making from the perspective of the experience that is revealed when we read Tiergarten, a fragment (Berlin Child: 1900, 19321938), in which, through memory, Walter Benjamin (1892 1940) tries to retrace a usual route from his childhood through the park of the same name. The text works as a gateway to that context as well as the Benjaminian universe, enabling a tour of fundamental concepts and ideas from its repertoire, as well as his visionary diagnoses about modernity that are still present today. Starting from this multidimensional path and considering ideas of displacement and landscape, of the fusion between the fragment, its experience, and the place, in which the layers of historicity, memory, and imagination overlap and are woven into the experience, we propose to illuminate concepts such as dialectical image and aura, as well as ideas of flânerie, reminiscence, and history, in addition to the very idea of experience in Benjamin. Understand how these tensions act to create artistic expressivenessfrom the invisible to the visible. We investigate respective ways of doing things in the vast field of contemporary art using these foundations as operators. Through Benjaminian images of thought and the aesthetic possibilities linked to displacements and the apprehension of space, dialogues emerge whose reverberations we intend to reveal in languages, looking at works and/or processes, covering three contemporary artists: the Englishman Hamish Fulton (1946-), the Brazilians Juraci Dórea (1944- ), and Gustavo von Ha (1977- ), and debouch to the process off Déba Tacana (1988 )
 
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Data de Publicação
2024-07-29
 
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