• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2024.tde-29072024-153454
Documento
Autor
Nombre completo
Helena Magon Pedreira de Cerqueira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Alves, Cauê
Castro, Eliane Dias de
Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos
Título en portugués
Transpassando percursos com Benjamin
Palabras clave en portugués
Criação artística
Experiência
Memória
Paisagem
Percurso
Visualidades
Walter Benjamin
Resumen en portugués
A presente pesquisa busca dar luz a modos do fazer artístico contemporâneos a partir da perspectiva da experiência que nos é revelada pelo fragmento Tiergarten (Infância berlinense: 1900, 1932-1938), no qual, através da memória, seu autor, Walter Benjamin (1892-1940), tenta refazer um percurso habitual de sua infância pelo parque de mesmo nome. O texto nos serve como uma porta de entrada para a compreensão daquele contexto, assim como do universo benjaminiano, possibilitando um passeio por conceitos e ideias fundamentais de seu repertório, bem como seus diagnósticos visionários acerca da modernidade - que ainda hoje se fazem presentes. Partindo desse percurso multidimensional - tendo em vista ideias de deslocamento e paisagem, a fusão entre o fragmento, sua vivência e o lugar, no qual as camadas de historicidade, memória e imaginário se sobrepõem e são tecidas à experiência -, nos propomos a iluminar conceitos como imagem dialética, aura, assim como flânerie, rememoração, história, além da própria ideia de experiência em Benjamin. Compreender como essas tensões atuam no devir para a expressividade artística - do invisível para o visível. Investigamos respectivos modos de se fazer no vasto campo da arte contemporânea, tendo tais fundamentos como operadores. Através das imagens de pensamento benjaminianas, e das possibilidades estéticas atreladas à deslocamentos e à apreensão do espaço, surgem diálogos cujas reverberações pretendemos revelar em linguagens, mirando obras e/ou processos, passeando por três artistas contemporâneos: o inglês Hamish Fulton (1946 - ), os brasileiros Juraci Dórea (1944 - ) e Gustavo von Ha (1977 - ), e desaguando no processo de Déba Tacana (1988 - )
Título en inglés
Traversing paths with Benjamin
Palabras clave en inglés
Artistic making
Experience
Memory
Path
Visuality
Water Benjamin
Resumen en inglés
This research seeks to shed light on ways of contemporary artistic making from the perspective of the experience that is revealed when we read Tiergarten, a fragment (Berlin Child: 1900, 19321938), in which, through memory, Walter Benjamin (1892 1940) tries to retrace a usual route from his childhood through the park of the same name. The text works as a gateway to that context as well as the Benjaminian universe, enabling a tour of fundamental concepts and ideas from its repertoire, as well as his visionary diagnoses about modernity that are still present today. Starting from this multidimensional path and considering ideas of displacement and landscape, of the fusion between the fragment, its experience, and the place, in which the layers of historicity, memory, and imagination overlap and are woven into the experience, we propose to illuminate concepts such as dialectical image and aura, as well as ideas of flânerie, reminiscence, and history, in addition to the very idea of experience in Benjamin. Understand how these tensions act to create artistic expressivenessfrom the invisible to the visible. We investigate respective ways of doing things in the vast field of contemporary art using these foundations as operators. Through Benjaminian images of thought and the aesthetic possibilities linked to displacements and the apprehension of space, dialogues emerge whose reverberations we intend to reveal in languages, looking at works and/or processes, covering three contemporary artists: the Englishman Hamish Fulton (1946-), the Brazilians Juraci Dórea (1944- ), and Gustavo von Ha (1977- ), and debouch to the process off Déba Tacana (1988 )
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.