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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.96.2010.tde-06052010-113523
Document
Auteur
Nom complet
Roberto Manolio Valladão Flores
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2010
Directeur
Jury
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Président)
Menezes Filho, Naercio Aquino
Pazello, Elaine Toldo
Titre en portugais
Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
Mots-clés en portugais
Características familiares
Desempenho escolar
Desigualdade
Raça
Segregação racial
Resumé en portugais
Pesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.
Titre en anglais
An analysis of the racial segregation effects on students test score in the brazilian elementary school
Mots-clés en anglais
Black-white test score gap
Family background
Race
Racial segregation
Resumé en anglais
Recent research have found that black students have worse schoolar performance than white students in standardized cognitive tests. Racial segregation is frequently pointed out as one of the main factors behind this scenario in international literature. We have studied the effects of racial seggregation on the black-white grade gap in Brazil. In the estimated models, even after the inclusion of several control variables, we have found that where the racial seggregation is higher, the grade differential is higher against black students.
 
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Date de Publication
2010-07-14
 
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  • FLORES, R., e SCORZAFAVE, L. G. Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro. Economia (Brasília), 2013.
  • FLORES, R., e SCORZAFAVE, L. G. Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro. In 37o Encontro Nacional de Economia - ANPEC, Foz do Iguaçu/PR, 2009. Anais do 37o Encontro Nacional de Economia - ANPEC., 2009.
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