• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.96.2014.tde-16092014-171804
Document
Auteur
Nom complet
Camila de Moura Vogt
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2014
Directeur
Jury
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Président)
Ledo, Bruno Cesar Aurichio
Moita, Rodrigo Menon Simões
Titre en portugais
Competição e dispersão de preços de gasolina e etanol no mercado brasileiro de combustíveis: evidências do município de São Paulo
Mots-clés en portugais
Concorrência
Custo de Procura
Dispersão de Preços
Etanol
Gasolina
Resumé en portugais
O fenômeno da dispersão de preços é mais comum do que se supõe a partir da microeconomia básica. O presente estudo busca avaliar a importância dos custos de procura na dispersão de preços de gasolina e etanol no município de São Paulo. Para tanto, são utilizados como referenciais teóricos modelos de dispersão e estudos de estruturas de mercado. A parte empírica contempla duas etapas, na primeira é estimado qual o mercado relevante para o varejo de combustíveis e, posteriormente, a descrição da dispersão na área. Os dados dos preços de varejo são coletados semanalmente desde o ano de 2001 e a série histórica foi cedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Os resultados das estimações nos mostram que, apesar da dispersão, possivelmente existe maior relação com a heterogeneidade dos estabelecimentos do que com a busca do consumidor.
Titre en anglais
Competition and price dispersion of gasoline and ethanol in the Brazilian fuel market: evidence from São Paulo city
Mots-clés en anglais
Competition
Ethanol
Gasoline
Price Dispersion
Search Cost
Resumé en anglais
The price dispersion phenomenon is more common than might be supposed from basic microeconomics. This study aim to evaluate the importance of search costs in the dispersion of fuel prices in São Paulo city. As theoretical reference, we use models of price dispersion and market structures studies. The empirical part has two stages, first is estimated the relevant retail fuel market, and then we describe the dispersion in the area. The retail prices data of gasoline and ethanol have been collected since 2001 and the time series was provided by the Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. The results shown that although there is dispersion it is more closely related to the establishments heterogeneity, than with consumer search.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.