• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2006.tde-06082006-173443
Documento
Autor
Nombre completo
Amanda Ribeiro Vieira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2006
Director
Tribunal
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Dib, Claudio Zaki
Gouvea, Maria Aparecida
Título en portugués
"Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
Palabras clave en portugués
conjoint analysis
e-learning
Internet
material didático
Resumen en portugués
O e-learning, modalidade da educação à distância (EAD) que utiliza a Internet para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apresenta-se como uma forte contribuição para a mudança de paradigmas dos sistemas educacionais. No entanto, várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Há vários guias voltados à construção de interfaces gráficas, mas muitas vezes, as recomendações fornecidas são conflitantes, não consideram o perfil do usuário e não contemplam aplicações de ensino. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que influenciam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para realização deste estudo, seguiram-se as etapas da pesquisa experimental propostas por Gil (2002) e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tendo como público-alvo os alunos de graduação em Administração da FEA-RP/USP, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, não utilizar a cor de texto verde-limão, não utilizar a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e utilizar o alinhamento de texto à esquerda.
Título en inglés
Text formatting in the e-learning: a Conjoint Analysis application
Palabras clave en inglés
conjoint analysis
e-learning
instructional material
Internet
Resumen en inglés
E-learning is a strong contribution to change the paradigms of the educational system. There are some proposals of graphical interfaces to create an appropriate virtual environment of learning, however some of them are not suitable to application context. Frequently, the guides for graphical interface building bring us conflicting suggestions. They do not consider the usuary profile, and they do not regard the teaching instructions. In this way, the aim of this work was to produce a protocol for identification of the graphical attributes connected to lecture of didactical material in the Internet by means of conjoint analysis. The experimental research steps proposed by Gil (2002) and the planning of the trial using conjoint analysis by Hair Jr. et alii (1998) were used in this dissertation. The results did not point a better combination of graphical attributes that provides an easy reading of the didactical material in Internet. The analyses indicated some lines of direction for text formatting in the e-learning for graduation students of the Business Administration at FEA-RP/USP. Some of these directions are: Garamond fount type is inadequate, fluorescent green color is not good as text color, using blue as color of the background screen is not appropriate, the usage of the text alignment on the left is suitable.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao_FINAL.pdf (641.20 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-08-29
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.