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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.96.2012.tde-07012013-104428
Documento
Autor
Nombre completo
Charles Lustosa Silvestre
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2012
Director
Tribunal
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Abrucio, Fernando Luiz
Martinelli, Dante Pinheiro
Título en portugués
O Ministério Público brasileiro e a construção de políticas públicas de educação para o trabalho: um modelo de promoção da cidadania
Palabras clave en portugués
educação para o trabalho
Ministério Público
organização democrática
políticas públicas
sistemas
Resumen en portugués
Promover a dignidade dos cidadãos através de políticas públicas é atuação crucial dos policymakers que compõem a organização do Ministério Público brasileiro. Este estudo objetiva apontar um modelo que aproxime a identidade dessa instituição à da sociedade, expresso na política de promoção da autonomia das pessoas no mercado econômico do trabalho através da educação, na inserção dos cidadãos na sociedade do conhecimento. Apresenta como problema a influência das visões mecanicista, organicista e complexa na implementação dessa política. Quanto ao método, revisa essas visões no pensamento organizacional e na instituição estudada e firma-se nos enfoques sistêmico e fenomenológico e em pesquisa documental. Por meio dos modelos de organização democrática de Ackoff e de sistemas viáveis propugnados por Beer, que oportunizam o confronto com as estruturas de poder interna e externa à organização estudada, esta pesquisa aponta como resultado um modelo que alarga a comunicação democrática dessa organização para além do mecanicismo dominante na gestão de políticas públicas.
Título en inglés
The Brazilian Ministério Público and the construction of work education policies: a model of citizenship promotion
Palabras clave en inglés
democratic corporation
Ministério Público
public policies
systems
work education
Resumen en inglés
Promoting citizens dignity by public policies is a crucial kind of work developed by Brazilian Ministério Público's policymakers. This essay goals to point out a model that turns closer Ministério Público and society's identities, expressed as the policy that enhances people's autonomy in job market by education, that means to integrate citizens in the so called knowledge society. It presents as main problem the influence of the mechanicism, organicism and complex thoughts in the implementation process of this policy. Concerning to the method, this article reviews these worldviews in the organizational literature and is based in the phenomenological and systemic approaches, and in documental survey. All through Ackoff's democratic corporation and Beer's viable system models, that allow the comparison with inner and outsider power estructures, it points as result a model that enhances democratic communication far beyond the narrow mechanicism approach that up to today is mostly used in public policies management.
 
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Fecha de Publicación
2013-01-08
 
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