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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-07012013-104428
Documento
Autor
Nome completo
Charles Lustosa Silvestre
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Abrucio, Fernando Luiz
Martinelli, Dante Pinheiro
Título em português
O Ministério Público brasileiro e a construção de políticas públicas de educação para o trabalho: um modelo de promoção da cidadania
Palavras-chave em português
educação para o trabalho
Ministério Público
organização democrática
políticas públicas
sistemas
Resumo em português
Promover a dignidade dos cidadãos através de políticas públicas é atuação crucial dos policymakers que compõem a organização do Ministério Público brasileiro. Este estudo objetiva apontar um modelo que aproxime a identidade dessa instituição à da sociedade, expresso na política de promoção da autonomia das pessoas no mercado econômico do trabalho através da educação, na inserção dos cidadãos na sociedade do conhecimento. Apresenta como problema a influência das visões mecanicista, organicista e complexa na implementação dessa política. Quanto ao método, revisa essas visões no pensamento organizacional e na instituição estudada e firma-se nos enfoques sistêmico e fenomenológico e em pesquisa documental. Por meio dos modelos de organização democrática de Ackoff e de sistemas viáveis propugnados por Beer, que oportunizam o confronto com as estruturas de poder interna e externa à organização estudada, esta pesquisa aponta como resultado um modelo que alarga a comunicação democrática dessa organização para além do mecanicismo dominante na gestão de políticas públicas.
Título em inglês
The Brazilian Ministério Público and the construction of work education policies: a model of citizenship promotion
Palavras-chave em inglês
democratic corporation
Ministério Público
public policies
systems
work education
Resumo em inglês
Promoting citizens dignity by public policies is a crucial kind of work developed by Brazilian Ministério Público's policymakers. This essay goals to point out a model that turns closer Ministério Público and society's identities, expressed as the policy that enhances people's autonomy in job market by education, that means to integrate citizens in the so called knowledge society. It presents as main problem the influence of the mechanicism, organicism and complex thoughts in the implementation process of this policy. Concerning to the method, this article reviews these worldviews in the organizational literature and is based in the phenomenological and systemic approaches, and in documental survey. All through Ackoff's democratic corporation and Beer's viable system models, that allow the comparison with inner and outsider power estructures, it points as result a model that enhances democratic communication far beyond the narrow mechanicism approach that up to today is mostly used in public policies management.
 
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Data de Publicação
2013-01-08
 
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