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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.96.2016.tde-12072016-111223
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Mitie Durante Maemura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Shinyashiki, Gilberto Tadeu (Presidente)
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
Galli, Lesley Carina do Lago Attadia
Santos, Fernando César Almada
Takahashi, Sérgio
Título em português
Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações
Palavras-chave em português
Aprendizagem bottom-up
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional de aprendizagem
Inovatividade
Liderança
Mecanismos de coordenação e integração
Resumo em português
Com este estudo procurou se identificar os resultados produzidos pela aprendizagem do tipo Bottom-Up (BU) em organizações, tendo-se em vista que as variáveis Cultura Organizacional de Aprendizagem (COA), Mecanismos de Coordenação e Integração (MCI) e Liderança (LID) podem interferir na relação entre o método de aprendizagem e os resultados obtidos pela organização. Para se compreender o fenômeno, após uma pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um estudo multicaso pela metodologia proposta por Yin (2009). Foram pesquisadas quatro organizações atuantes em segmentos distintos, nomeadas neste estudo como "Empresa X" (setor farmacêutico), "Empresa Y" (setor alimentício/franquia), "Empresa Z" (indústria e comércio de calçados) e "Empresa W" (setor farmacêutico). Nestas empresas foram inquiridos o Diretor, o Vendedor e os responsáveis pelo setor da inovação, produção, comercial, financeiro e RH. Os respondentes foram entrevistados e preencheram um questionário, além de ter existido coleta prévia de dados secundários para maior compreensão dos fatos relacionados às empresas. Como resultado, constatou-se que nos casos analisados, aparentemente existe uma combinação entre o fator MCI e os constructos LID e COA, que possibilita a existência da aprendizagem do tipo BU. Os resultados provenientes desta combinação tendem a se manifestar em termos financeiros, competitivos e mercadológicos. A combinação do fator e os constructos não necessariamente conduzem à inovatividade da organização.
Título em inglês
Analysis of bottom-up learning processes and its results in organizations
Palavras-chave em inglês
Bottom-up learning
Innovativeness
Leadership
Mechanisms of coordination and integration
Organizational learning
Organizational learning culture
Resumo em inglês
This study sought to identify the results produced by the Bottom-Up learning (BU) in organizations having in mind that the variables Organizational Learning Culture (OLC), Coordination and Integration Mechanisms (CIM) and Leadership (LEAD) can interfere with the relationship between the learning method and the results obtained by the organization. To understand the phenomenon, after a bibliographic research, it was developed a multi case study by the methodology proposed by Yin (2009). They were surveyed four organizations active in different segments, named in this study as "Empresa X" (pharmaceutical industry), "Empresa Y" (franchiser in the food sector), "Empresa Z" (footwear industry and retail trade) e "Empresa W" (pharmaceutical industry). In these companies were surveyed the diretor, the salesman and and those responsible for industry innovation, production, commercial, financial and HR. Respondents were interviewed and filled out a questionnaire, and have existed prior collection of secondary data for greater understanding of the facts related to business. As a result, it was found that in the cases analyzed, there is apparently a combination of CIM factor and constructs LEAD and OLC, which allows the existence of BU learning. The results from this combination tend to express in financial terms, competitive and related to the market. The combination of the factor and the constructs do not necessarily lead to the innovativeness of the organization.
 
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Data de Publicação
2016-07-14
 
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