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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2010.tde-17122010-150404
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo de Paula e Silva Chaves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Dirceu Tornavoi de (Presidente)
Neves, Marcos Fava
Spers, Eduardo Eugenio
Título em português
Brand Equity na perspectiva dos clientes: uma investigação empírica de suas dimensões e do mix de marketing entre usuários de marca de sapato esportivo
Palavras-chave em português
Brand equity
Dimensões do brand equity
Pesquisa empírica
Resumo em português
Neste trabalho analisam-se os modelos conceituais e operacionais de brand equity baseado no cliente apresentados na literatura acadêmica. Sendo essa a alternativa para explorar o tema: documentar os modelos de brand equity, bem como as diferenças conceituais e empíricas entre os modelos de brand equity, pela ótica do cliente. Neste contexto, surge o seguinte problema de pesquisa: Os modelos existentes na literatura (teórico-práticos) de brand equity, baseado no cliente, podem compor um modelo de mensuração aplicável à realidade brasileira? Para isso faz-se uma pesquisa descritiva com o intuito de apresentar e enumerar os modelos de brand equity baseados no cliente, constantes entre os autores em ciências sociais aplicadas. Os resultados dessa parte do trabalho são tabelas resumo da literatura, apresentadas em capítulo específico, bem como as interpretações provenientes dessas análises. Elabora-se, então, uma pesquisa empírica para verificar a relação existente entre as dimensões que compõem o brand equity baseado no cliente e o mix de marketing organizacional. É desenvolvido análise da literatura, análise de confiabilidade, regressões, e modelagem de equações estruturais. Nessa pesquisa empírica encontra-se as análises de confiabilidade (Alpha de Cronbach´s), onde verificou-se que as dimensões propostas inicialmente por Aaker (1998) e Keller (1993) têm alta confiabilidade de escala. O patrimônio total da marca e a percepção dos preços, propostos por Yoo, Donthu e Lee (2000) também têm alto poder de confiabilidade na escala em português. Na análise das regressões completa, tradicional, e confiável do brand equity, baseado no cliente, houve uma semelhança de resultados. Apesar de algumas diferenças nos números e valores de R2 e de erro, esses foram muito próximos deixando as três equações propostas com mesma significância e valor de predição. Esse valor de predição para as três equações de regressão são moderados/baixos, demonstrando uma predição da variável dependente em grau leve pelas variáveis independentes, propostas nos modelos de regressão. Seguidos das análises de ajustes, verossimilhança, e significância da modelagem de equações estruturais m.e.e. Os objetivos do trabalho, propostos inicialmente, foram alcançados de forma clara e apresentados melhor no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa empírica foi replicada para o Brasil, utilizando-se como base o trabalho de Yoo, Donthu e Lee (2000), sendo uma investigação agora desenvolvida nacionalmente. Tendo como alvo da pesquisa o setor de sapatos esportivos de uma grande marca mundial Adidas.
Título em inglês
Brand Equity in the customer's perspective: an empirical investigation of relationships between its dimensions and marketing mix that one sports shoe brand
Palavras-chave em inglês
Brand equity
Brand equity dimensions
Empirical research
Resumo em inglês
In this paper examine the conceptual and operational models of based-client brand equity presented in the academic literature. This being the alternative to explore the theme: documenting models of brand equity, as well as differences between the conceptual and empirical models of brand equity, through the eyes of the customer. In this context, there arises the following research problem: The existing models in the literature (theoretical and practical) of based-client brand equity can make a measurement model applicable to the Brazilian reality? For this it is a descriptive research in order to present and list the models of basedclient brand equity, listed among the authors applied social sciences. The results of this study are part of the summary tables of literature, presented in separate chapter, as well as interpretations from these tests. It elaborates, then, empirical research to verify the relationship between the dimensions that comprise the client-based brand equity and organizational marketing mix. It is developed literature analysis, reliability analysis, regression, and structural equation modeling. In this empirical research is the analysis of reliability (Cronbach's Alpha), where it was found that the dimensions initially proposed by Aaker (1998) and Keller (1993) have high reliability scale. The total equity of the brand and the perception of prices, proposed by Yoo, Donthu and Lee (2000) also have high reliability in the power of scale in Portuguese. In the analysis of complete regressions, traditional and trusted brand equity, based on the client, there was a similarity of results. Despite some differences in the numbers and values of R2 and error, these were very close to leaving the three equations with the same significance and value prediction. This predictive value for the three regression equations are moderate / low, showing a prediction of the dependent variable in mild by the independent variables proposed in the regression models. Followed by analysis of settings, likelihood and significance of structural equation modeling s.e.m. The objectives of the work originally proposed, were reached in a clear and better presented in this all paper. This empirical research has been replicated in Brazil, using as basis the work of Yoo, Donthu and Lee (2000), an investigation now being developed nationally. Targeting the research sector of athletic shoes of a great global brand - Adidas.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
EduardoPeSChaves.pdf (991.04 Kbytes)
Data de Publicação
2010-12-23
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CHAVES, E. P. E. S., e CARVALHO, D. T. Análise das dimensões do brand equity baseado no cliente: um estudo da confiabilidade. FACEF Pesquisa, 2012, vol. 15, p. 34-45.
  • CHAVES, E. P. E. S., e CARVALHO, D. T. Análise Empírica do Poder de Predição das Dimensões do Brand Equity baseado no cliente através de uma Escala traduzida e aplicada à Realidade Brasileira. Revista de Administração da UEG [online], 2013, vol. 4, p. 11-29. Dispon?vel em: http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/revista_administracao/article/view/1232.
  • CHAVES, Eduardo de Paula e Silva, e CARVALHO, D. T. Análise das Dimensões do Brand Equity baseado no cliente: um estudo em Modelagem de Equações Estruturais. In VII CNEG - Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, 2011. Marketing., 2011.
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