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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2013.tde-22012014-163145
Document
Auteur
Nom complet
Emerson Lima Aredes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2013
Directeur
Jury
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de (Président)
Guerrini, Fabio Muller
Jabbour, Charbel José Chiappetta
Titre en portugais
Método de elaboração de Arquitetura de Processos para a promoção de Gestão por Processos em instituições de ensino superior públicas
Mots-clés en portugais
Arquitetura de Processos
BPM
Gestão por Processos
Instituição de Ensino Superior pública
Resumé en portugais
As demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e global exigiram das organizações um formato mais flexível que as rígidas estruturas funcionais, sendo que a Gestão por Processos (BPM) surgiu como uma alternativa a tal necessidade. Para auxiliar o sucessos de iniciativas de promoção de BPM, a literatura apresenta os Fatores Críticos de Sucesso de BPM e, dentre eles, está a Arquitetura de Processos (AP). A AP é definida como o que a organização faz sob o ponto de vista de processos, porém, outras definições e considerações quanto à sua importância são apresentadas dispersas na literatura, bem como métodos para sua elaboração, sem que haja um consenso dos conceitos e etapas para construção. Esta dificuldade de consenso foi identificada por um grupo de pesquisa engajado em promover BPM em uma unidade de ensino de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira que identificou a necessidade de elaborar sua AP, mas não encontrou um método que fosse consensual entre praticantes e teóricos de BPM. A partir deste contexto, surgiu o problema da presente pesquisa e seu objetivo principal: desenvolver um método de elaboração de Arquitetura de Processos e aplicar em uma unidade de uma IES pública brasileira. Para alcançar este objetivo a pesquisa utilizou-se de dois procedimentos metodológicos: 1. Revisão da literatura científica para consolidação do conhecimento acerca do tema AP, tanto dos seus conceitos quanto de seus métodos de elaboração e 2. Pesquisa-ação desenvolvida pelo grupo de pesquisa em conjunto com colaboradores da organização para aplicação e análise do método proposto. Os resultados foram: a identificação de cinco aspectos relevantes da AP, a avaliação dos métodos existentes na literatura, a proposição de um novo método e, por fim, a aplicação do novo método na unidade em questão da IES pública. A originalidade do trabalho foi a consolidação do conhecimento do tema AP, a elaboração de um método que pode servir como guia para outras organizações e a própria AP elaborada com base no contexto da IES.
Titre en anglais
Method of development of Process Architecture for Business Process Management promotion in public higher education institutions.
Mots-clés en anglais
BPM
Business Process Management
Process Architecture
Public Higher Education Institute
Resumé en anglais
The increasingly dynamic and global market demanded of organizations a format more flexible than the rigid functional structures, and the Business Process Management (BPM) has emerged as an alternative to such a need. To help the success of initiatives for promoting BPM, the literature presents the Critical Success Factors for BPM and among them is the Process Architecture (PA). So basic, AP is defined as what the organization does from the point of view of processes, however, other definitions and considerations regarding their importance are presented scattered in the literature, as well as methods for their development, without a consensus of the concepts and steps for construction. This lack of consensus has been identified by a research group engaged in promoting BPM in a brazilian public unit of education of a Higher Education Institution (HEI) who attested to the need to develop their PA, but did not find a method that was consensus among practitioners and theoretical of BPM. From that context, the problem that arose as motivation of this research and its main objective was: to develop a method for developing Process Architecture and apply it in a unit of a brazilian public HEI. To achieve this goal the research used two main methodological procedures: 1. Literature Reviews to consolidate the knowledge about the subject PA, both of their concepts as their methods of elaboration and 2. Research-action developed by the research group in conjunction with the organization's employees for application and analysis of the proposed method. The results were: the identification of five relevant aspects of AP, the evaluation of existing methods in the literature, the proposal of a new method, and finally, the application of the new method in the relevant unit of HEI. The main contributions of the research were the consolidation of knowledge of the subject AP, devising a method that may serve as a guide for other organizations and the very elaborate AP based on the context of the HEI.
 
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Date de Publication
2014-01-24
 
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