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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2024.tde-22052024-171626
Documento
Autor
Nome completo
Vinicius Cambaúva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2024
Orientador
Banca examinadora
Neves, Marcos Fava (Presidente)
Almeida, Luciana Florencio de
Guissoni, Leandro Angotti
 
Título em português
Proposta de boas práticas para o planejamento e gestão da comunicação em mídias digitais tendo como base casos no agronegócio brasileiro
Palavras-chave em português
Agronegócio
Comunicação
Gestão
Marketing digital
Planejamento
Resumo em português
O Brasil tem se posicionado cada vez mais como um dos principais fornecedores globais de alimentos, bioenergia e outros agroprodutos. O fato de cultivar até três safras agrícolas no mesmo ano, por conta do clima tropical; os ganhos em eficiência trazidos pela pesquisa e inovação; e a ampla área disponível para cultivo, possibilita que o Brasil tenha cada vez mais excedente de produção, contribuindo para a segurança alimentar global. Embora o agronegócio brasileiro seja referência em diversos aspectos, ainda existem desafios a serem superados, especialmente quando falamos de tópicos como planejamento e gestão da comunicação, seja para melhor posicionamento do setor em níveis nacional e internacional; para comercialização de produtos/serviços; relacionamento com público; promoção de conhecimentos; e outros.Com o advento da internet e o avanço no uso das mídias digitais, um novo formato de marketing tem se consolidado: o marketing digital. Entender a fundo seus conceitos, estratégias e práticas é essencial para compreender o funcionamento dos mecanismos, o comportamento dos usuários e as boas práticas da comunicação. Diante deste cenário, o presente estudo buscou compreender os aspetos que contribuem para o alcance dos objetivos da comunicação em mídias digitais, tendo como base a análise de iniciativas no agronegócio. Para tanto, a presente pesquisa foi caracterizada como qualitativa de caráter exploratório e foram utilizados os métodos de desk research e análise documental, bem como o estudo de 5 casos de comunicação digital no agronegócio brasileiro. O resultado desta dissertação é a proposição de um conjunto de boas práticas no processo de planejamento e gestão da comunicação em mídias digitais, considerando etapas de métodos consolidados, visando apoiar organizações e profissionais de diversos setores neste processo, especialmente os que atuam no agronegócio.
 
Título em inglês
Proposal of best practices for communication planning and management in social based on cases in Brazilian agribusiness
Palavras-chave em inglês
Agribusiness
Communication
Digital marketing
Management
Planning
Resumo em inglês
Brazil has increasingly positioned itself as one of the main global suppliers of food, bioenergy and other products. The fact of growing up to three agricultural crops in the same year, due to the tropical climate; the gains in efficiency brought by research and innovation; and the large area available for cultivation allows Brazil to have an increasing production surplus, contributing to global food security. Although Brazilian agribusiness is a reference in several aspects, there are still challenges to be overcome, especially when we talk about topics such as planning and communication management, whether for better positioning of the sector at national and international levels; for marketing products/services; relationship with the public; promotion of knowledge; and others. With the advent of the internet and the advancement in the use of social media, a new marketing format has been consolidated: digital marketing. Understanding its concepts, strategies and practices in depth is essential to read how mechanisms work, user behavior and good communication practices. Given this scenario, the present study sought to understand the aspects that contribute to achieving the objectives of communication in social media, based on the analysis of initiatives in agribusiness. To accomplish this objective, the present study was characterized as a qualitative and exploratory research, and the methods of desk research and document analysis were used, as well as the study of 5 cases of social media communication in Brazilian agribusiness. The result is the proposal of best practices in the process of planning and managing communication in social media, considering stages of consolidated methods, and aiming to support organizations and professionals from different sectors in this process, especially those working in agribusiness.
 
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Data de Publicação
2024-07-18
 
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