• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2007.tde-23072007-085606
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Guilherme D'Albuquerque Silveira Moura
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2007
Director
Tribunal
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro (Presidente)
Consoni, Flávia Luciane
Porto, Geciâne Silveira
Título en portugués
O processo de internacionalização do desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento de produtos
Internacionalização de empresas
Internacionalização de P&D
Resumen en portugués
Atualmente, o conhecimento, a técnica e a inovação tornaram-se fatores críticos para o desenvolvimento de vantagens competitivas. O fator tecnológico, com suas rápidas taxas de propagação e obsolescência, apresenta um desafio ímpar para a gestão de uma empresa. Nesse contexto, as empresas utilizam sua função de pesquisa e desenvolvimento (P&D) como forma de tomar conhecimento do ambiente tecnológico global, de suas mudanças e tendências, das inovações em desenvolvimento de produtos e dos impactos destas em relação ao seu negócio. Ao mesmo tempo, com a internacionalização, as empresas ficaram aptas a desenvolver, produzir e comercializar seus produtos em diferentes localidades, o que resultou em um aumento da complexidade gerencial. Assim, o desenvolvimento global de produtos passou a ser um fator-chave para o sucesso da estratégia organizacional, tornando-se imperativo coordenar os avanços tecnológicos globais com as necessidades dos mercados. Todas essas mudanças obrigaram as empresas multinacionais, inclusive as brasileiras, a ampliarem suas fronteiras tecnológicas de ação, pesquisando e desenvolvendo globalmente produtos e processos, tanto para um mercado mundial quanto para cada mercado local. Focando no processo de desenvolvimento de produtos, este trabalho estuda casos desse tipo de internacionalização em seis empresas multinacionais brasileiras. Os resultados mostraram que, em apenas dois caso, essa internacionalização do desenvolvimento de produto ocorreu por decisão da empresa. Em três outros, houve a internacionalização derivada de competências pré-existentes nas empresas, e, no último não houve internacionalização do desenvolvimento.
Título en inglés
The process of internationalization of product development in Brazilian multinationals
Palabras clave en inglés
Internationalization of firms
Product development
R&D internationalization
Resumen en inglés
Nowadays, the knowledge, the technique and the innovation have become critical factors for the development of competitive advantages. The technological factor, with its rapid rate of propagation and obsolescence, represents a challenge for the management of firms. In this context, firms must be aware of the global technological environment, its changes and tendencies, innovations regarding the development of products and also the impacts of those in the firms' business. At the same time, with the internationalization firms become capable to develop, manufacture and commercialize in different locations increasing the complexity of management. So, the global development of products becomes a key-factor for the success of the organizational strategy, because it has become crucial to coordinate the global technological advancements to the markets' needs. All these changes lead multinationals, including the Brazilian ones, to extend its technological borders to global research, and to develop products and processes for local and global markets. Researching the process of product development, this dissertation presents a multiple case study of internationalization of the product development on Brazilian multinationals, aiming to answer the following question: how did the process of internationalization of firms motivate the internationalization of the product development? The results shown that for one multinational occurred the internationalization, for four others, this internationalization was "incidental" and for the last one there were no internationalization whatsoever.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-02
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • GALINA, SIMONE VASCONCELOS, e MOURA, PAULO GUILHERME. Internationalization of R&D by Brazilian Multinational Companies [doi:10.5539/ibr.v6n8p55]. International Business Research [online], 2013, vol. 6, p. 55-67.
  • MOURA, P. G. D. S., e GALINA, S. V. R. Empresas multinacionais de origem brasileira e a publicação internacional de patentes. RAI : Revista de Administração e Inovação [online], 2009, vol. 6, p. 26-45. Dispon?vel em: http://www.revista-rai.inf.br/ojs-2.1.1/index.php/rai/article/view/329/223.
  • MOURA, P. G. D. S., e GALINA, S. V. R. A Publicação Internacional de Patentes por Empresas Multinacionais de Origem Brasileira. In XII Seminário Latino Iberoamericano de Gestion Tecnológica ALTEC 2007, Buenos Aires, 2007. XII Seminário Latino Iberoamericano de Gestion Tecnológica ALTEC 2007., 2007.
  • GALINA, S. V. R., e MOURA, P. G. D. S. O processo de internacionalização do desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras. In Moacir de Miranda Oliveira Jr. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. Organizador. Sao Paulo : Artmed, 2010{Volume}. cap. 1.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23072007-085606/
  • PORTO, G. S., et al. Gestão de P&D de empresas multinacionais brasileiras. In Afonso Fleury. Afonso Fleury. (Org.). Gestão Empresarial para a internacionalização das empresas brasileiras. Organizador. Sao Paulo : Atlas, 2010{Volume}.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23072007-085606/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.