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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2006.tde-24012007-151727
Documento
Autor
Nome completo
Dalton Siqueira Pitta Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Merlo, Edgard Monforte (Presidente)
Nagano, Marcelo Seido
Silva, Andrea Lago da
Título em português
Internacionalização de franquias: um mapeamento sobre a presença de redes brasileiras no exterior
Palavras-chave em português
Franchising
Internacionalização de franquias
Negócios internacionais
Varejo.
Resumo em português
A internacionalização de empresas é fator fundamental para o desenvolvimento de um país. Embora este seja um processo de pequenas proporções no Brasil, ele está em fase de crescimento. Dentre as empresas que estão se expandindo internacionalmente, estão as franquias. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias, que possui, ainda, a particularidade de ser composto, predominantemente, por empresas nacionais. Este estudo teve por objetivo caracterizar o processo de internacionalização de franquias brasileiras que, por ser um fenômeno recente, é carente de pesquisas. Optou-se pela realização de um estudo quantitativo exploratório que possibilitasse identificar o perfil de franquias nacionais que atuam no exterior, os fatores organizacionais associados à internacionalização, os motivos, destinos e métodos de entrada empregados, bem como as barreiras que dificultam a expansão de outras redes. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, multivariada e não-paramétrica. Os resultados demonstraram que o total de lojas no Brasil, o tempo de atuação no sistema de franquias e a dispersão geográfica no mercado doméstico são fatores que impactam na atitude da empresa diante da internacionalização. Percebeu-se, ainda, uma postura pró- ativa das empresas que se internacionalizaram, sendo México e Portugal os destinos preferidos e máster-franquia o método mais utilizado pelas organizações. As principais barreiras à internacionalização foram falta de conhecimento sobre o mercado internacional e dificuldades de operação no exterior e de controle sobre a rede, sendo que as empresas não internacionalizadas atribuíram importância muito maior às barreiras do que as já internacionalizadas. Espera-se que as conclusões obtidas possam auxiliar no desenvolvimento das franquias que já atuam no exterior e incentivar a expansão de tantas outras.
Título em inglês
Franchising Internationalization: mapping the presence of brazilian chains abroad
Palavras-chave em inglês
franchising
franchising internationalization
international business
retailing.
Resumo em inglês
The internationalization of companies is very important to the development of a country. Although this is a process of small ratios in Brazil, it is increasing. Amongst the companies which are expanding overseas, there are the franchising ones. Brazil is one of the three biggest world-wide markets of franchising, which has the particularity of being composed, predominantly, by national companies. The objective of this study was to characterize internationalization of brazilian franchisors. As it is a recent phenomenon, it is devoid of researches. It was opted to accomplish an exploratory quantitative study, which allowed to identify the profile of national franchising companies that operate overseas, the organizational characteristics associated to internationalization, the motives, destinations and methods of entrance, as well as the barriers that inhibit the internationalization of others companies. Techniques of descriptive, multivariate and nonparametric statistics were used. The results demonstrated that number of stores, experience with franchising and geographic dispersion in the domestic market are factors that have impact on the attitude towards internationalization. It was also possible to observe a pro-active position of companies that had internationalized, being Mexico and Portugal the preferred destinations and master-franchising the most used method. The main barriers to internationalization were lack of knowledge about the international market and difficulties to operate overseas and to control the franchisees. It is also important to mention that companies that operate only in the domestic market gave much more importance to barriers than internationalized ones. It is expected the conclusions can help the development of franchising companies operating overseas and stimulate the expansion of many others.
 
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Data de Publicação
2007-03-21
 
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