• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.96.2007.tde-25072007-141319
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Lasmar Buiatti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2007
Directeur
Jury
Shinyashiki, Gilberto Tadeu (Président)
Nagano, Marcelo Seido
Passador, Claudia Souza
Titre en portugais
Validação da escala de PSM - Public Service Motivation por meio de modelagem de equações estruturais
Mots-clés en portugais
Motivação
Setor público
Validação de escala
Resumé en portugais
Os motivos que levavam as pessoas a procurar emprego no setor público, baseavam-se principalmente na busca pela segurança, tanto financeira quanto de carreira, além de outros benefícios. O contexto dos dias atuais está um pouco modificado, uma vez que reformas foram feitas no Estado a fim de promover mudanças na máquina administrativa do governo. Com esse novo modelo de gestão em pauta, o governo iniciou uma reforma do Estado, atuando, entre outras áreas importantes do governo, na área de Recursos Humanos. Assim, o presente estudo é relevante, também, para a literatura que trata do PSM - Public Service Motivation, uma vez que os principais estudos da área se concentram nos EUA, e alguns em desenvolvimento na Bélgica e na Coréia. O objetivo principal deste estudo, portanto, é cumprir as etapas da validação de constructo da escala de medida do PSM - Public Service Motivation para as secretarias pesquisadas no município de Ribeirão Preto. O presente estudo pode ser caracterizado como quantitativo e descritivo, uma vez que utilizará o método survey para a coleta dos dados e identificará e descreverá um fenômeno. A amostra é caracterizada como não-probabilística por acessibilidade e composta por servidores públicos que compõem os quadros funcionais das secretarias municipais pesquisadas. O instrumento de medida será um questionário formado pela escala do PSM - Public Service Motivation, pela escala de comprometimento organizacional de Meyer e Allen, além de dados demográficos. A conclusão foi de que a escala pode ser utilizada, porém necessita de ajustes para melhor adequação de seu uso.
Titre en anglais
Validation of the scale of PSM - Public Service Motivation with structural equation modeling
Mots-clés en anglais
Motivation
Public sector
Scale validation.
Resumé en anglais
The reasons that used to take people to seek job in the public sector were based, mainly, in the search for stability and financial security, plus the benefits. Nowadays, this context has been modified, once reforms were made in the State in order to promote changes in the government's administrative machine. With that new administration model on the agenda, the government began a State reform that took action, among other important areas of the government, in the area of Human Resources. The study is relevant for the PSM (Public Service Motivation) literature since the main studies are concentrated in the USA, with some few that are under development in Belgium and in Korea. The main objective of this study, therefore, it is to do the steps of the construct validation of the scale of measurement of PSM - Public Service Motivation for the municipals agencies researched in Ribeirão Preto. The present study can be characterized as quantitative, descriptive and exploratory, once it will use the survey method for data collection, it will identify and it will describe a phenomenon and will familiarize with this phenomenon, in order to obtain a new perception on the same. The sample is characterized as non-probabilistic for accessibility and it will be composed by public workers from the agencies researched. The measurement instrument will be a questionnaire formed by the Perry's scale of PSM - Public Service Motivation, by Meyer and Allen's scale of organizational commitment, and some demographic data. The conclusion is that the scale can be used, but it's necessary to improve it to use it with more adequacy.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-08-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.