• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-27012012-134205
Documento
Autor
Nome completo
Filipe Gonçalves Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Título em português
Protocolo para avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem em instituições de ensino superior
Palavras-chave em português
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Avaliação de cursos
Metodologia multicritério de apoio à decisão
Resumo em português
A educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino procurem melhorar suas práticas educacionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de seus cursos. Neste trabalho foi desenvolvido um protocolo para avaliação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Instituições de Ensino Superior, com base em uma pesquisa sobre a utilização de ferramentas e recursos de AVA. Para tratamento dos dados do diagnóstico de utilização, são propostas duas metodologias multicritério de apoio à decisão, AHP para obtenção dos pesos dos critérios e Promethee para classificação dos cursos em grupos. Fez-se também uma comparação da aplicação deste protocolo em dois cenários distintos (cenário 1, com o mesmo valor de peso para todos os critérios e o cenário 2, com valores de pesos atribuídos segundo uma das possibilidades encontradas na literatura), de modo a propor alternativas que contribuam para aprimorar as práticas educacionais.
Título em inglês
Protocol for evaluating the use of Virtual Learning Environments in Higher Education Institutions.
Palavras-chave em inglês
Assessment of courses
Methodology multicriteria decision support
Virtual Learning Environment
Resumo em inglês
Higher education in Brazil requires that educational institutions seeking to improve their educational practices, in order to increase the quality of their courses. In this work we developed a protocol for evaluating the use of Virtual Learning Environments in Higher Education Institutions. For treatment of data from diagnostic use of two methodologies are proposed multicriteria decision support; AHP to obtain the weights of the criteria for classification of PROMETHEE and courses in groups. There was also a comparison of the implementation of this protocol in two different scenarios (scenario 1, with the same weight for all criteria and scenario 2, with values of weights assigned according to the possibilities found in the literature), in order to propose alternatives that contribute to improve educational practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.