• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-29042008-104506
Document
Auteur
Nom complet
Roberta Aparecida Neves Granito
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2008
Directeur
Jury
Miura, Irene Kazumi (Président)
Figueiredo, Reginaldo Santana
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Titre en portugais
Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino
Mots-clés en portugais
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
Qualidade em educação
Resumé en portugais
O presente estudo contempla o tema da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino. O objetivo geral foi analisar o relacionamento entre o estilo de aprendizagem e a preferência dos recursos utilizados em ambientes virtuais. Ademais, este estudo visa a contribuir com os procedimentos de acompanhamento, adaptações e melhorias dos ambientes virtuais estudados, o Moodle e o LaVie (Laboratório Virtual de Estatística). O trabalho possuiu caráter exploratório e descritivo. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de estudo de caso, visando a análise da qualidade do ambiente virtual de ensino, foco deste trabalho. A pesquisa descritiva consistiu em correlacionar o estilo de aprendizagem e uma avaliação de alunos a respeito de atividades de e-learning empregadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração III do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Os resultados das análises indicaram a existência de relação positiva entre o estilo de aprendizagem e a preferência por alguns recursos de aprendizagem virtual, o que permitiu o desenvolvimento de um protocolo com estratégias e atividades de e-learning para favorecer e estimular os diferentes estilos de aprendizagem. A construção do protocolo de qualidade relacionado aos estilos de aprendizagem constituiu uma ferramenta de auxílio no planejamento e elaboração de programas de educação a distância.
Titre en anglais
Distance learning and learning styles: development of a quality protocol for virtual learning environments
Mots-clés en anglais
Distance learning
Education quality
Learning style
Resumé en anglais
The present study focuses on learning in virtual enviroments. The general objective was to make a correlation between learning style and the preference for some distance learning resources. Moreover, this study aims to contribute with following, adaptation and improvement procedures in the virtual enviroments that were part of this study, the Moodle and the LaViE (Laboratory of Statistics Applied to Administration). A qualitative exploratory case study was conducted for the quality analysis of learning virtual enviroments and a descritive study was conducted to asses the correlation between learning style and students evaluation of e-learning activities in University of Sao Paulo (School of Economics, Business and Accounting of Ribeirão Preto). The results showed a positive relationship between learning style and the preference for some e-learning resources, which permited a development of a protocol for distance learning programs, based on e-learning strategies and activities compatible with each learning style.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-05-08
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • GRANITO, R. A., e MIURA, I. K. Modelo de Sistemas Viáveis (VSM) aplicado no planejamento de ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo de caso do Lavie. In 3º Congresso Brasileiro de Sistemas, Florianópolis, 2007. 3º Congresso Brasileiro de Sistemas., 2007.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.