• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-04052012-135541
Documento
Autor
Nombre completo
Vivian Caroline Lapini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2012
Director
Tribunal
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Marion, Jose Carlos
Ott, Ernani
Título en portugués
Panorama da formação do professor em ciências contábeis pelos cursos stricto sensu no Brasil
Palabras clave en portugués
Contabilidade
Educação Continuada
Ensino
Formação do Professor
Resumen en portugués
A pesquisa analisou de que forma os programas de pós-graduação (stricto sensu) da área contábil no Brasil formam os professores em Contabilidade. Para responder esse questionamento, assumimos que a premissa básica da preparação para ser professor é sob a forma de continuação, assimilando, portanto, o conceito de educação continuada, visto que o bacharel em ciências contábeis não tem formação pedagógica. Dessa forma, os cursos stricto sensu deveriam cumprir o papel de preencher a lacuna de formação pedagógica, dito aqui como educação continuada do processo. Foi utilizada a triangulação de métodos de pesquisas, englobando: pesquisa documental nos relatórios disponíveis no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; pesquisa documental no site de cada programa de pós-graduação; e análise de conteúdo dos relatórios e informações obtidas. O universo observado é composto por 25 cursos que oferecem doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional pelas 19 Instituições de Ensino Superior. A pesquisa é classificada como descritiva, possui caráter qualitativo e é considerada documental. Os resultados apontam que os programas se utilizam de 3 métodos visando à formação de professores: disciplina com preparação pedagógica, prática docente supervisionada e atividades complementares. Constatou-se que 6 programas das 19 universidades formam docentes. Os outros cursos, embora tenham declarado no relatório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que preparam o aluno para a docência, na prática isso não ocorre, quando analisadas as informações levantadas nas bases citadas e pelas premissas assumidas para esse estudo. De acordo com os dados obtidos e análises realizadas, constatou-se que o processo de educação continuada para o professor de Contabilidade não foi detectado, apontando que os cursos de pós-graduação em Contabilidade, no Brasil, não preparam o aluno para a docência.
Título en inglés
Overview of professor education in Accounting by masters and doctoral courses in Brazil
Palabras clave en inglés
Accounting
Continuing Education
Education
Education Professor
Resumen en inglés
The research analyzed how the post-graduation programs (as masters and doctoral programs) in the Accounting area in Brazil provide teaching education to the Accounting professors. To get to this objective, it was supposed that the basic premise of the preparation to become a professor is developing the education so this concept is based on the continuing education, seeing that the bachelor in accounting has no pedagogical training. Consequently the masters and doctoral programs are supposed to fulfill this gap of pedagogical knowledge and prepared the professors this way. It was used a research method triangulation including: documentary research reports available on the website Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; documentary research on the website of each post-graduation program, and analysis of the reports contents and other information obtained. The observed universe is composed of 25 courses that offer doctoral, masters in an academic approach and masters on the professional approach in 19 Higher education institutions. This research is classified as descriptive, qualitative approach and is considered documental. The results indicate that the programs make use of three methods aimed at training professors: subjects with pedagogical preparation, supervised teaching practice and complementary activities. It was found that 6 programs from 19 Universities focus on teacher training. The other programs, although they have stated on the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior report they prepare students for teaching, in practice this does not come about. According to the data obtained and analysis performed, it was found that the process of continuing education to Accounting professors were not detected, pointing that Accounting post-graduation programs in Brazil do not prepare students for teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-05-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.