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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2016.tde-12072016-105451
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Maria Faleiro Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Cunha, Moisés Ferreira da
Nakabashi, Luciano
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Título em português
O ensino contábil para empreendimentos econômicos solidários: um estudo na Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave em português
Autogestão
Ensino e contabilidade
Quase experimento
Resumo em português
A pesquisa permeia a contabilidade e autogestão existentes nos empreendimentos econômicos solidários, em que o modelo de gestão é democrático e participativo e requer ferramentas contábeis compatíveis com suas características. O objetivo é verificar se a aplicação de técnica de ensino-aprendizagem contábil baseada nas rotinas gerenciais e demandas dos usuários contribui com a decodificação da informação contábil, colaborando com o controle gerencial dos empreendimentos. Assim, foi feito experimento em que no pré-teste foi analisado o entendimento contábil no que tange ao conteúdo informacional, sua utilidade e domínio. No pós-teste foi feita análise dos efeitos da aplicação da técnica sobre esses entendimentos. O estudo foi realizado com 16 cooperativas pertencentes à Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, observações e análise de registros. Estas foram transcritas e analisadas pelo método de análise de conteúdo, que consistiu em organizar categorias conceituais representantes do entendimento contábil testado, designada pela ocorrência ou expressão nos dados transcritos. A análise dos resultados foi feita pelo teste não-paramétrico, Postos Sinalizados de Wilcoxon. Os resultados apresentados não demonstraram diferenças significativas com relação ao entendimento contábil dos diretores e não diretores antes e depois da intervenção. Limitações como amostra e a rotatividade de pessoas na cooperativa denotam a necessidade de haver formações recorrentes para os cooperados. Para futuras pesquisas fica o tempo de curso ser prolongado permitindo a participação recorrente e de mais cooperados. Como implicações práticas têm-se a percepção dos cooperados na necessidade de ter e entender as ferramentas e controles para administrar à cooperativa.
Título em inglês
The accounting education for solidarity economic enterprises: a study in social incubator of the Federal University of Goiás
Palavras-chave em inglês
quasi-experimental design
self-management
teaching and accounting
Resumo em inglês
The research permeates the existing accounting and self-management in solidarity economic enterprises in the management model is democratic and participatory and requires accounting tools compatible with its features. The objective is to verify whether the application of accounting teaching-learning technique based on management routines and demands of users contribute to the decoding of accounting information, collaborating with the management control of enterprises. So it was done experiment in which the pre-test was analyzed accounting understanding with respect to information content, its usefulness and domain. In the post-test was made analysis of the effects of the technical application of these understandings. The study was conducted with 16 cooperatives belonging to the Social Incubator of the Federal University of Goiás and the data collection was carried out through structured interviews, observations, and analysis of records. These were transcribed and analyzed by the method of analysis of content, which consisted of representatives of the organizing conceptual categories accounting understanding tested, designated by the occurrence or expression in the transcribed data. The analysis was done by non-parametric test, Wilcoxon Signed Posts. The results presented showed no significant differences with respect to the accounting understanding of the directors and not officers before and after the intervention. Limitations as sample and turnover of people in the cooperative denote the need for recurrent training for the members. For future research is the time course be extended allowing the applicant and more cooperative participation. How practical implications have the perception of the cooperative members on the need to have and understand the tools and controls to manage the cooperative.
 
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Data de Publicação
2016-07-15
 
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