• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-19052008-134942
Documento
Autor
Nombre completo
Mara Alves Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Nassif, Vânia Maria Jorge
Ribeiro, Evandro Marcos Saidel
Título en portugués
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
Palabras clave en portugués
Contabilidade
Método de Ensino / Aprendizagem
PBL
Resumen en portugués
Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.
Título en inglés
Applying Problem Based Learning (PBL) teaching method in the Accounting course: an empiric study
Palabras clave en inglés
Accounting
PBL
Teaching-Learning Method
Resumen en inglés
Changes have been happening in the profile of exit accounting students, requiring from them not only specific knowledge of accounting techniques, but also the development of multiple competences and a holistic view of the business world. Research, however, has shown that the students do not feel well prepared when they finish their Accounting course. The PBL method proposes to stimulate critical thought, develop skills for the solution of problems, and also encourage students to learn concepts of their area. This method is different from conventional approaches because the teaching is student-centered; it begins with the use of problems to address, to motivate, and to focus the learning process. Nevertheless, the use of PBL is still incipient in the accounting area. The aim of this work is to verify the effectiveness of the PBL method in the Accounting course of FEA-RP/USP. The statistical results found through factorial analysis, alpha of Cronbach, and regression allowed us to verify that, when students adhere to the method, they gain knowledge in the area; they acquire the ability to solve problems; they improve their communication skills; they develop abilities; and they become more self-confident. These results are consonant with Kanet and Barut's (2003) work, and they also corroborate with goal-analysis carried out in the medical area by Norman and Schmidt (2000) and Albanese and Michell (1993). However, there is no method that solves all teaching-learning problems.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MaraAlvesSoares.pdf (1.13 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-05-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • ARAUJO, A. M. P., et al. Aplicação do métodos Problem-based Learning (PBL) no curso de especialização (lato sensu) em Controladoria e Finanças: um estudo na disciplina de Controladoria. In Congresso Internacional PBL 2010, São Paulo, 2010. PAN PBL 2010., 2010.
  • ARAUJO, A. M. P., SOARES, Mara A., and SLOMSKI, V. G. Active Learning Methods - An analysis of applications and experience in Brazilian accounting teaching. In Annual Meeting American Accounting Association, San Francisco, 2010. American Accounting Association Annual Meeting and Conference on teaching and learning in accounting., 2010.
  • SOARES, Mara A., e ARAUJO, A. M. P. Aplicação do Método de Ensino Problem Based Learning (PBL) no Curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico. In II ANPCONT, Salvador, 2008. Anais do II ANPCONT., 2008.
  • SOARES, Mara A., e ARAUJO, A. M. P. Evidências Empíricas da Aplicação do Método Problem-based Learning (PBL) na Disciplina de Contabilidade Intermediária do Curso de Ciências Contábeis. In Enanpad, Rio de Janeiro- RJ, 2008. Enanpad., 2008.
  • Prêmio ANPCONT da área da Educação e Pesquisa em Contabilidade - ANPCONT - II congresso
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.