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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2024.tde-22042024-153514
Document
Auteur
Nom complet
Alessandro Pereira Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Président)
Carvalho, Marcia da Silva
Holtz, Luciana
Leal, Edvalda Araújo
Titre en portugais
Caracterizando a estrutura de ensino para o desenvolvimento de habilidades para empregabilidade em ambientes de inovação
Mots-clés en portugais
Empregabilidade
Ensino
Formação profissional
Habilidades
Tecnologia
Resumé en portugais
Considerando as transformações ocorridas no mercado de trabalho com os impactos da revolução tecnológica, esta pesquisa objetivou identificar as habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, como são desenvolvidas no âmbito das instituições de ensino, e analisar as características socioeconômicas, culturais e psicológicas dos discentes em relação à predisposição para o desenvolvimento de tais habilidades. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de empresas de tecnologia e de base tecnológica e com coordenadores de curso, além da aplicação de questionários a docentes e discentes, acatando-se os pressupostos filosóficos: (i) ontológico subjetivista, vislumbrando realidades múltiplas; (ii) epistemológico da fenomenologia hermenêutica, para descrever e interpretar os significados comuns dos diversos participantes; e, (iii) metodológicos, utilizando-se da lógica indutiva, com abordagem de análise majoritariamente qualitativa. A pesquisa foi fundamentada a partir do fenômeno da empregabilidade recorrendo às teorias do capital humano, do capital cultural, do capital social e dos tipos psicológicos, assim como do arcabouço conceitual e classificatório sobre as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. O resultado demonstrou as habilidades requeridas classificadas em habilidades intrapessoais e habilidades interpessoais, e que as habilidades ensinadas pelos docentes não contemplam de forma ampla as exigidas pelas empresas pesquisadas. Além disso, foi constatado que não há um instrumento de medição que pudesse certificar objetivamente que o aprendizado das habilidades tivesse sido efetivado. Os resultados mostraram também que algumas características dos discentes impactam de forma positiva (e negativa) no nível de predisposição para o desenvolvimento das habilidades. Foi possível explicar a relação com os perfis de turno do curso, estado civil, gênero, atitude extrovertida e a função de sensação, além da relação com o capital cultural, da atitude introvertida e da função introversão com as habilidades interpessoais. A pesquisa explica a relação com a atitude extrovertida tanto com as habilidades interpessoais quanto com as habilidades intrapessoais. Esses resultados confirmam a plausibilidade do modelo proposto, e que algumas das características identificadas nos discentes podem impactar no desenvolvimento das habilidades. Assim, conhecer o perfil dos discentes, realizar eventos para orientações de carreira, tal como ensinar as habilidades juntamente com as disciplinas (ou com atividades externas) e garantir que o aprendizado tenha ocorrido de fato, poderá ser fundamental para a motivação e pela busca e garantia de uma boa vaga de emprego. Por fim, os resultados da pesquisa apresentam implicações teóricas e práticas para os múltiplos focos apresentados, especialmente para empresas de tecnologia e de base tecnológica, para gestores, professores e estudantes das instituições de ensino, e para outros interessados. Ao localizar as lacunas específicas em cada curso e por suas regionalidades, a partir do conhecimento e do e treinamento dos gestores, docentes e discentes, seria possível melhorar o status institucional, as sinergias e, consequentente, a empregabilidade dos formandos.
Titre en anglais
Characterizing the teaching structure for developing skills for employability in innovation environments
Mots-clés en anglais
Employability
Professional training
Skills
Teaching
Technology
Resumé en anglais
Considering the transformations occurring in the job market with the impacts of the technological revolution, this research aimed to identify the skills required by the job market, how students develop skills in educational institutions and analyze the socioeconomic situation, cultural and psychological characteristics of students in relation to the predisposition for the development of such skills. To this end, I interviewed managers of technology and technology-based companies and course coordinators. I also administered questionnaires to teachers and students. Accepting the philosophical assumptions: (i) subjectivist ontological, envisioning multiple realities; (ii) epistemological hermeneutic phenomenology, to describe and interpret the common meanings of the different participants; and, (iii) methodological, using inductive logic, with a mostly qualitative analysis approach. The research uses as a basis the phenomenon of employability using the theories of human capital, cultural capital, social capital and psychological types, as well as the conceptual and classificatory framework on the skills required by the job market. The results show that the skills that teachers teach do not broadly cover what the companies' surveyed need. Furthermore, the research finds that no measurement instrument that can objectively certify that skill learning was effective. The results also demonstrated that some student characteristics have a positive (and negative) impact on the level of predisposition for the development of skills. It was possible to explain the relationship with the course shift profiles, marital status, gender, extroverted attitude and the sensation function, in addition to the relationship with cultural capital, the introverted attitude and the introversion function with interpersonal skills. Research explains the relationship between extroverted attitude and both interpersonal and intrapersonal skills. These results confirm the plausibility of the proposed model, and that some of the characteristics indicated in the students' impact the development of skills. So, get to know the profile of students, hold events for career guidance, how to teach skills together with subjects (or with external activities) and ensure that learning has actually occurred, this could be fundamental for motivation and for the search and guarantee of a good job vacancy. Finally, the research results present theoretical and practical implications for the multiple focuses presented, especially for technology and technology-based companies, for managers, teachers and students at educational institutions, and for other interested parties. By locating the specific gaps in each course and by their regionalities, based on the knowledge and training of managers, teachers and students, it would be possible to improve the institutional status, synergies and, consequently, the employability of graduates.
 
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Date de Publication
2024-07-18
 
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