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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.96.2018.tde-31072018-103733
Document
Auteur
Nom complet
Gilvania de Sousa Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2018
Directeur
Jury
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Président)
Slomski, Vilma Geni
Araújo, Ulisses Ferreira de
Santos, Nalbia de Araujo
Silva, Denise Mendes da
Viana, Adriana Backx Noronha
Titre en portugais
Modelo de Aprendizagem Integral (MAI): um novo modelo para o ensino de contabilidade
Mots-clés en portugais
Competências; Ensino de contabilidade; Ensino-aprendizagem; Formação integral; Notas explicativas
Resumé en portugais
Ante a demanda do mercado por profissionais com formação integral, transposta por competências abrangentes, também se adicionam ao contexto o alto grau de envolvimento dos estudantes com tecnologias, o papel das instituições de ensino e dos docentes na formação dos indivíduos e as evidências de que o processo de ensino-aprendizagem focado no estudante produz experiência de aprendizagem significativa. Esse cenário enseja identificar quais são as competências necessárias à formação integral. A literatura mostra estruturas que contribuem para o desenvolvimento de competências sem contemplar aquelas da formação integral, por completo, o que ensejou o delineamento do MAI, o qual se funda sobre os princípios do construtivismo e se apropria de modelos, estratégias e tecnologias para ensino-aprendizagem eficaz, com elementos aproveitados de forma sinérgica. O objetivo desta pesquisa foi avaliar um modelo instrucional para a formação integral do indivíduo por meio do ensino de contabilidade. O Modelo concebido foi transposto ao Moodle, em um curso sobre notas explicativas com a finalidade de constatar o alcance da formação integral e, ainda, verificar indícios de sua validade. Sua avaliação se deu por meio de duas edições do curso, nas modalidades semipresencial e online. Os dados foram obtidos por meio de levantamentos e analisados com base em estatística descritiva, testes não paramétricos e análises de conteúdo. Os resultados demonstraram a efetividade do MAI em conduzir ao desenvolvimento de comunicação, pensamento crítico, colaboração e solução de problemas no processo instrucional contábil, ao que se considera formação integral. O MAI acrescenta-se à literatura como alternativa viável ao ensino de contabilidade. Suas contribuições alcançam os estudantes, por proporcionarem experiência de formação integral, bem como os docentes, por migrarem de transmissões de conhecimentos para facilitadores, e as instituições de ensino superior, por demonstrarem como se pode realizar uma formação contextualizada pelo perfil digital dos estudantes e demandas do mercado. Com base nos achados, recomenda-se que disciplinas, cursos de contabilidade e áreas relacionadas sejam planejados, considerando o uso de modelos instrucionais como o MAI.
Titre en anglais
Integral Learning Model (ILM): a new model for accounting education
Mots-clés en anglais
Accounting education; Explanatory notes; Integral training; Skills; Teaching-learning
Resumé en anglais
Given the market demand for fully educated professionals transposed by comprehensive competences, the high degree of student engagement with technology, the role of teaching institutions and teachers in the training of individuals, and the evidence that the process of student-centered teaching-learning produces meaningful learning experience. This scenario identifies the competences required for integral training. The literature shows structures that contribute to the development of competences, without contemplating those of integral formation, in full, which led to the design of the ILM, which is based on the principles of constructivism and appropriates models, strategies and technologies for teaching and learning, with elements used synergistically. The objective of this research was to evaluate an instructional model for the integral training of the individual through the teaching of accounting. The designed Model was transposed to Moodle, in a course on explanatory notes, with the purpose of verifying the scope of the integral formation, and still verify indications of its validity. His evaluation was made through two editions of the course, in the mixed and online modalities. The data were obtained through surveys and analyzed based on descriptive statistics, non-parametric tests and content analyzes. The results demonstrated the effectiveness of the ILM in leading to the development of communication, critical thinking, collaboration and problem solving, in the accounting instructional process, which is considered integral formation. ILM is added to literature as a viable alternative to accounting education. Their contributions reach the students, by providing full training experience, the teachers, by migrating from transmissions of knowledge to facilitators, to higher education institutions, for demonstrating how a contextualized training can be carried out by students' digital profile and market demands. Based on the findings, it is recommended that disciplines and accounting courses and related areas be planned considering the use of instructional models such as MAI.
 
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Date de Publication
2018-08-27
 
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