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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-04022020-152414
Documento
Autor
Nombre completo
Natalia Carvalho Rosas Quinquiolo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2019
Director
Tribunal
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Schneider, Sandra Giacomin
Sena, Galeno Jose de
Travain, Silmar Antonio
Título en portugués
Aplicação de ferramentas pedagógicas para o ensino de ciências em estudantes de Pedagogia: aprendendo sobre energia e eletricidade
Palabras clave en portugués
Ensino de Ciências
Ferramentas pedagógicas
Formação de professores de ciências
Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Resumen en portugués
O Ensino de Ciências na Educação Básica, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem sido amplamente discutido tendo em vista o fato de que a formação para o exercício da cidadania exige que os indivíduos possam ser capazes de compreender os fundamentos básicos da construção de nossa sociedade extremamente dependente da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Por isso, a formação de professores com a autonomia profissional para atender a essas exigências atuais da sociedade é extremamente importante e constitui-se em um grande desafio, afinal, independente da metodologia, das estratégias, dos materiais, conteúdos e objetivos educacionais, é o professor quem, de fato, desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem com os alunos em sala de aula. Portanto, não há como conceber qualquer projeto educacional que não considere a formação do professor como prioritária. Neste trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa-exploratória, realizamos um estudo de caso que se propôs a compreender como professores em formação inicial mudam de concepções quando submetidos a um curso de formação continuada que utilizou diferentes ferramentas pedagógicas , permitindo a eles vivenciar o uso de tecnologias e recursos em sala de aula, estimulando o ensino de Ciências. Dentre as ferramentas escolhidas, estão a montagem de circuitos, o uso de robótica educacional e o desenvolvimento de adaptação de jogos, favorecendo a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos a aplicação de questionários, contextualização teórica e a apresentação de diferentes propostas didáticas associadas as habilidades e competências preconizadas na Base Nacional Curricular Comum para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que os professores em formação inicial não consideram a sua formação básica suficiente para prepara-los para lecionar Ciências e evidenciam um desconforto ao serem desafiados a ministrar aulas desses conteúdos para seus alunos. Entretanto, após passarem por processos reflexivos acerca do uso de metodologias ativas de aprendizagem, os futuros professores demonstraram grande interesse pela temática, maior confiança para atuar em sala de aula e compreensão da importância do uso de recursos que possibilitem uma educação problematizadora e participação ativa do aluno no processo de ensino e de aprendizagem.
Título en inglés
Aplication of pedagogical tools for teaching science in Pedagogy students: learning about energy and eletricity
Palabras clave en inglés
Early grades of elementary school
Pedagogical tools
Science teacher training
Science Teaching
Resumen en inglés
Science Teaching in Basic Education, especially in the early grades of elementar school, has been widely discussed in view of the fact that training for the exercise of citizenship requires that individuals be able to understand the basic foundations of building our society. extremely dependent on science, technology and innovation. Therefore, the training of teachers with professional autonomy to meet these current demands of society is extremely important and constitutes a major challenge, after all, regardless of the methodology, strategies, materials, content and educational objectives, is the teacher who actually develops the teaching and learning process with students in the classroom. Therefore, there is no way to conceive of any educational project that does not consider teacher education as a priority. In this qualitative-exploratory research work, we conducted a case study that aimed to understand how teachers in initial training change their conceptions when submitted to a continuing education course that used different pedagogical tools, allowing them to experience the use of technologies and resources in the classroom, stimulating science teaching. Among the chosen tools are the assembly of circuits, the use of educational robotics and the development of game adaptation, favoring playfulness in the teaching and learning process. Therefore, we conducted the application of questionnaires, theoretical contextualization and the presentation of different didactic proposals associated with the skills and competences recommended in the National Common Curriculum Base for the initial grades of elementary school. The results show that teachers in initial education do not consider their basic education sufficient to prepare them to teach science and show discomfort when challenged to teach these contents to their students. However, after going through reflective processes about the use of active learning methodologies, future teachers showed great interest in the subject, greater confidence to work in the classroom and understanding of the importance of using resources that enable problematizing education and active participation of the student in the teaching and learning process.
 
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PED19010_C.pdf (2.52 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-02-04
 
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