• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.97.2018.tde-04122018-144354
Documento
Autor
Nome completo
Mara Lucia da Silva Farias de Souza Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2018
Orientador
Banca examinadora
Santos, Carlos Alberto Moreira dos (Presidente)
Campos, Luiz Carlos de
Cobianchi, Antônio Sérgio
Rodrigues, Liana Alvares
Título em português
Aprendizagem baseada em projetos aplicada no ensino de matemática do ensino médio
Palavras-chave em português
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino médio
Matemática
Metodologias ativas de aprendizagem
Resumo em português
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) é uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem que apresenta aos alunos uma situação-problema orientadora, o que propicia, durante a busca de uma solução, a compreensão dos conteúdos pertinentes. A ABPj consiste numa metodologia de aprendizagem diferenciada, por possibilitar o desenvolvimento de competências técnicas e transversais na resolução de problemas. As competências técnicas são aquelas necessárias para a solução do problema. As transversais, que foram objeto de estudo neste trabalho, abrangem o trabalho em equipe, o desenvolvimento pessoal, a gestão de projetos e a comunicação. Nessa metodologia, o aluno torna-se o centro das atenções, o protagonista de sua aprendizagem. Esse projeto foi pensado e desenvolvido a partir da aplicação da ABPj no ensino da Matemática no Ensino Médio, com o intuito de melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. A realização de uma pesquisa-ação foi o ponto de partida para o início dos estudos. Nesse percurso, pesquisador e pesquisados participaram ativamente do objeto de pesquisa. O método da pesquisa-ação consiste em planejar as ações, coletar e analisar os dados, implementar as ações e, por fim, avaliar os resultados. Ela foi aplicada em dois ciclos: em 2015 e em 2017. Os resultados da aplicação referente ao primeiro ciclo trouxeram informações que serviram como base para a realização do segundo ciclo. Esta dissertação descreve de forma pormenorizada como foi aplicado ABPj nestes dois ciclos e apresenta os resultados obtidos ao final do segundo ciclo. A ABPj aplicada no ensino da matemática alcançou os resultados esperados, destacando o visível aprimoramento do desempenho pessoal dos alunos, nas relações interpessoais e, principalmente, na melhoria da aprendizagem da matemática.
Título em inglês
Project-based learning applied in mathematics teaching in high school
Palavras-chave em inglês
Active Learning methodologies
High school
Mathematics
Project-based learning
Resumo em inglês
The Project-Based Learning (PBL) is an active method of teaching and learning in which the students are introduced to a guiding problem situation, which provides, during a search of the solution, a dossier of pertinent information. The PBL consists in a differentiated learning methodology, by allowing the development of technical and transversal skills in solving problems. The technical skills are those necessary to solve the problem. The transversal competences which were the object of study in this study, cover teamwork, personal development, project management and communication. In this methodology, the student becomes the center of attention, the protagonist of its own learning. The following project was thought and developed applying the PBL to the teaching of mathematics in High School, seeking to improve the students' performance in the discipline. The performance of an action research was the starting point for the beginning of the studies. In this course, researcher and researched were integral parts of the research object. The action research method is structured in planning, collecting data, analyzing data, implementing actions and, finally, evaluating the results. The action research was applied in two cycles, in 2015 and in 2017. The results of the first cycle application brought information that served as the basis for the second cycle. This work describes in detail how the PBL was applied in these two cycles and presents the main results obtained at the end of the second cycle. The PBL applied to the teaching of mathematics reached the expected results, highlighting the visible improvement of the personal performance of the students, in the interpersonal relations, and mainly in the improvement of the learning of mathematics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED18001_C.pdf (3.22 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.