• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2016.tde-06072016-152515
Documento
Autor
Nombre completo
Alvaro de Freitas Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2016
Director
Tribunal
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Assis, Alice
Romão, Estaner Claro
Título en portugués
Estudo de uma proposta de ensino de física para o primeiro ano do ensino médio inspirada na teoria do pensamento complexo de Morin
Palabras clave en portugués
Ensino de Física
Experimentos em sala de aula
Pensamento Complexo
Planejamento de aulas de Física
Sete saberes de Morin
Resumen en portugués
O mundo está passando por uma mudança paradigmática. O paradigma moderno baseado nas ideias de René Descartes e Isaac Newton está sendo substituído por um novo paradigma chamado de pós-moderno ou complexo. Essa mudança tem gerado uma crise em toda a sociedade, e essa crise pode ser muito bem percebida na escola. Enquanto o mundo passa a valorizar a criatividade, a autonomia e habilidades como o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas complexos, a escola procura se fechar em torno de si mesma, exigindo a memorização e reprodução de conteúdos prontos, visando a solução de problemas artificiais que em nada se relaciona com o cotidiano e os interesses dessa nova sociedade. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma metodologia para o ensino do conteúdo de Física do primeiro ano do Ensino Médio inspirada na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática com atividades que visam não só abordar os conteúdos previstos pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo de maneira contextualizada e motivadora, mas abordá-los com o objetivo de procurar iniciar o desenvolvimento do pensamento complexo dos alunos. Assim, para alcançar esse objetivo, na elaboração de cada atividade, levamos em consideração "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro" de Morin assim como as competências e habilidades que estão previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Sabemos que o pensamento complexo não se desenvolve do dia para noite, pois é um processo que se estende por toda a vida. Entretanto esperamos que com esse trabalho, possamos dar uma contribuição nesse sentido, e vislumbrar durante o ano letivo o princípio do desenvolvimento desse modo de pensar nos alunos.
Título en inglés
Study of the application of a proposed teaching physics for first year of High School inspired by the theory of complex thought Morin
Palabras clave en inglés
Complex Thought
Experiments in the classroom
Physical education
Physics lesson planning
Seven knowledge of Morin
Resumen en inglés
The world is going through a paradigm shift. The modern paradigm based on René Descartes and ideas of Isaac Newton is being replaced by a new paradigm called postmodern or complex. This change has generated a crisis in the whole society, and this crisis can be perceived very well in school. As the world goes to value creativity, autonomy and skills like teamwork and the resolution capability of complex problems, the school seeks to close around itself, requiring the storage and playback of content ready, aimed at solution artificial problems that in no way relates to the everyday life and the interests of this new society. From this perspective this work proposes a methodology for the physics content of teaching the first year of high school inspired by the theory of complex thought of Edgar Morin. For this we have developed a teaching sequence with activities designed to address not only the content provided by the Curriculum Officer of the State of São Paulo in context and motivating way, but address them in order to start looking for the development of complex thinking of students. So to achieve this goal, in the preparation of each activity, we consider "The Seven Knowledge Required for Future Education" Morin as well as the skills and abilities that are set out in the National Curriculum Parameters (PCN). We know that complex thinking does not develop overnight, it is a process that extends throughout life. However we hope that with this work, we can make a contribution in this direction, and glimpse during the school year the beginning of the development of this way of thinking in students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED15002_C.pdf (8.29 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.