• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.97.2016.tde-06072016-154114
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Polano Lucatelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2016
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Cobianchi, Antônio Sérgio
Sena, Galeno Jose de
Título em português
Emoções desencadeadas no contexto de um projeto interdisciplinar no ensino de ciências
Palavras-chave em português
Emoções em sala de aula
Ensino de ciências
Ensino e Aprendizagem
Resumo em português
O desenvolvimento do pensamento e do conhecimento humano esteve vinculado, por muitos séculos a uma visão dual do Homem enquanto corpo/mente, matéria/espírito, razão/emoção, cognição/afeto. Com o surgimento de novas concepções teóricas especialmente a abordagem histórico-social de Vigotski, fundamentada em determinantes culturais, históricos e sociais da condição humana, foi possível uma nova releitura das dimensões cognitiva e emocional, na direção de uma interpretação monista do ser Humano. No entanto, mesmo diante desta interpretação integral do indivíduo, ainda persiste em larga escala no ensino, particularmente no ensino de Ciências, a tradicional busca do desenvolvimento da racionalidade e da lógica em detrimento à dimensão afetivoemocional. Este trabalho de pesquisa pretende focar especial atenção na dimensão afetivo-emocional nas relações estabelecidas em sala de aula quando um projeto de abordagem interdisciplinar é implementado. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio constituída de 22 alunos, de uma escola privada localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os resultados refletem a existência de conflitos emocionais significativos entre os alunos, merecendo, portanto, um planejamento docente que permita ações de gestão dessas emoções no contexto do processo de ensino e de aprendizagem.
Título em inglês
Management of emotions triggered in the context of interdisciplinary projects in science education
Palavras-chave em inglês
Emotions in the classroom
Science teaching
Teaching and learning
Resumo em inglês
The development of thought and human knowledge has been marked for many centuries a traditionalist dual vision of man as body / mind, matter / spirit, reason / emotion, cognition / affection. With the emergence of new theoretical concepts especially the social-historical approach of Vygotsky, based on cultural, historical and social determinants of the human condition, it was possible a new reading of the cognitive and emotional dimensions, toward a monistic interpretation of the human being. However, even before this integral interpretation of the individual still persists in large scale in teaching, particularly in the teaching of science, the traditional pursuit of development of rationality and logic rather than the affectiveemotional dimension. This research intends to focus special attention on the influence of affective-emotional dimension about the cognitive process and the relationships established between teachers and students in the school context. More specifically, will seek to involve teachers and students around an interdisciplinary approach to problem-based learning curriculum content Sciences (Physics, Chemistry, Mathematics and Biology) and investigate the way you establish, develop and how are they managed conflicts triggered those classes,having as its main focus the emotions that flourish in the teaching and learning situations and social conviviality. The research will be developed with a group of third year of high school consists of 22 students, private school located in a city in the State of São Paulo in Brazil. The data to be collected should reflect the result of dynamic established in the context of dynamic activities systematized from the Project-based learning methodology.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED15003_C.pdf (2.15 Mbytes)
Data de Publicação
2016-07-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.