• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2016.tde-06072016-154549
Documento
Autor
Nombre completo
Francine de Fátima da Cunha Marques
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2016
Director
Tribunal
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Whitaker, Marisa Andreata
Rodrigues Junior, Durval
Silva, Luciano Fernandes
Título en portugués
Autonomia docente: trajetórias e desafios na implementação de um projeto interdisciplinar
Palabras clave en portugués
Alteridade
Autonomia Docente
Identidade docente
Resumen en portugués
As exigências atuais em relação ao professor se estabelecem em torno de sua capacidade e sensibilidade de construir, planejar e gerir um currículo capaz de formar um cidadão em condições de, além de tomar atitudes socialmente responsáveis, também consiga produzir mudanças em busca de soluções para problemas que enfrentam em seu cotidiano. Espera-se, portanto, que o professor desenvolva, planeje e elabore projetos educacionais. No entanto, as pesquisas mostram que a maioria dos professores nem sempre está em condições de implementar, executar e gerir tais projetos e, de forma geral, reproduz o ensino que teve nas experiências que vivenciou enquanto aluno. Em nossa pesquisa, buscaremos investigar a trajetória percorrida por dois professores de Física, participantes de um grupo de professores que buscaram pôr em prática um projeto de caráter interdisciplinar, visando compreender como o resgate da dimensão intelectual docente pode ou não contribuir para o desenvolvimento da autonomia profissional do professor de Ciências. Nossa pesquisa parte da hipótese de que muitas das dificuldades enfrentadas pelos professores relacionam-se com a identidade docente de cada professor, bem como suas concepções acerca do exercício de sua autonomia profissional. Assim sendo, escolhemos adotar a modalidade de pesquisa qualitativa denominada estudo de caso, por estarmos mais interessados na identificação de aspectos próprios da realidade docente e do âmbito escolar que interferem decisivamente na maneira como o ensino é praticado, para, assim, analisar como os aspectos intrapessoais, interpessoais e institucionais dos professores interferiram na execução do projeto; caracterizar a autonomia dos docentes de física e analisar se a mesma se desenvolveu ao longo da trajetória do resgate intelectual do ofício de professor. Portanto, na metodologia de coleta de dados, a pesquisa se constituirá de três fases: o planejamento, a tomada de decisão e a análise que os professores fazem das medidas pedagógicas adotadas. Para análise, utilizaremos os referenciais que estudam a autonomia docente relacionando-a com a identidade profissional do professor, fixando nossas atenções, principalmente, nos processos reflexivos a partir do estabelecimento do quádruplo diálogo e do desenvolvimento da alteridade.
Título en inglés
Teaching autonomy: trajectories and challenges in the implementation of an interdisciplinary Project
Palabras clave en inglés
Otherness
Teacher autonomy
Teacher identity
Resumen en inglés
The current demands on the teacher are established around their ability and sensitivity to build, plan and manage a curriculum capable of forming a citizen in a position, in addition to taking socially responsible attitudes, can also produce changes in search of solutions to problems they face in their daily lives. It is expected, therefore, that the teacher develop, plan and develop educational projects. However, research shows that most teachers are not always able to deploy, run and manage such projects and, generally, reproduce education who had the experiences they experienced as students. In our research, we will seek to investigate the career trajectory by two professors of physics, members of a group of teachers who, in a work of action research, sought to implement an interdisciplinary project in order to understand how the rescue of teaching intellectual dimension can or not contribute to the development of professional autonomy of science teacher. Our research starts from the hypothesis that many of the difficulties faced by teachers are related to the teaching identity of each teacher and their conceptions of the exercise of their professional autonomy. Therefore, we chose to adopt the method of qualitative research called case study, because we are more interested in identifying specific aspects of the teaching reality and the school environment that interfere decisively in the way teaching is practiced, to thus analyze how aspects intrapersonal, interpersonal and institutional interfered of teachers in project implementation; characterize the autonomy of physics teachers and consider whether it developed along the path of intellectual rescue Teacher craft. Therefore, data collection methodology, the research will consist of three phases: planning, decision making and analysis that teachers do pedagogical measures adopted. For analysis, we will use the benchmarks studying teaching autonomy relating it to the professional identity of the teacher, fixing our attention mainly on the reflective processes from establishment of the quad dialogue and the development of otherness.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED15004_C.pdf (878.44 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.